USP lança aplicativo contra trotes violentos: saiba como baixar
Trote é proibido na USP desde 1999.
Nesta segunda-feira, 18, tem início o ano letivo da Universidade De São Paulo (USP) e para coibir a aplicação de trotes violentos contra novos alunos, a instituição criou um aplicativo que permite denunciar esse tipo de ação.
Durante a Semana de Recepção de Calouros, a universidade também terá atividades para o acolhimento e orientação para os 11 mil estudantes que ingressam na instituição, como aponta matéria do G1.
Os alunos podem baixar gratuitamente o aplicativo Disque-Trote, disponível para as plataformas Apple e Android. Ingressantes que se sentirem vítimas de agressão ou constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade, poderão fazer a denúncia por meio dos canais de atendimento do app Disque-Trote, pelo número 0800-012-1090 e pelo e-mail [email protected].
- Cada cigarro rouba 20 minutos de vida dos fumantes, alerta estudo
- Fábricas de Cultura no ABC abrem quase 3 mil vagas para mais de 100 cursos gratuitos em 2025
- Campeonato de Cubo Mágico, teatrinho e música marcam as férias do Golden Square
- Viajar em janeiro: confira 3 destinos baratos e surpreendentes
Em publicação, a universidade lembra que: “O trote é proibido na USP desde 1999, quando o então reitor Jacques Marcovitch instituiu que toda manifestação de recepção a ingressantes, em todos os campi, deveria estar integrada à Semana de Recepção aos Calouros”.
O Pró-Reitor de Graduação da USP – Prof. Edmund Chada Baracat, reforça que: “na Semana de Recepção, a Universidade de São Paulo admite somente atividades acadêmicas. É expressamente proibida qualquer tipo de manifestação estudantil que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou outras formas de constrangimento”.