Val Marchiori é condenada a indenizar Ludmilla por ataque racista
Socialite deverá pagar R$ 10 mil por comentário sobre feito no Carnaval de 2016
Val Marchiori foi condenada pela 3ª Vara Cível do Fórum Regional da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro (RJ), por cometer o crime de injúria racial contra a cantora Ludmilla.
A socialite terá de pagar uma indenização de R$ 10 mil à funkeira, segundo o site “G1”. A famosa ainda poderá recorrer da sentença.
No Carnaval de 2016, Val participava da cobertura ao vivo dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí pela RedeTV! quando fez um comentário considerado racista sobre a artista, que iria entrar na Avenida representando o Salgueiro.
“… A fantasia está bonita, a maquiagem… agora, o cabelo… Hello! Esse cabelo dela está parecendo um ‘Bombril’, gente!”.
A juíza Mariana Moreira Tangari Baptista, responsável pela sentença, destacou que não há controvérsia sobre o fato.
“O vídeo do programa está disponível na internet e nele está muito claro que a primeira ré insiste em comparar o cabelo da autora a um ‘bombril’, ainda que os apresentadores do programa tenham tentado impedir que ela continuasse a ofender a autora, afirmando que se tratava de um aplique e não do cabelo da cantora”, escreveu a magistrada.
Já Marchiori justificou dizendo que tem direito à liberdade de expressão, e que criticou a peruca usada por Lud, e não o seu cabelo. “O comentário feito por ela [Val Marchiori] não teve nenhum conteúdo jornalístico, informativo e útil para os telespectadores. Na verdade, foi um comentário depreciativo e racista, apto a causar dano moral à autora”, completou a magistrada.
Em março deste ano, Val Marchiori soltou mais um comentário polêmico e foi prontamente rebatida por Jojo Todynho. Tudo começou quando a socialite não concordou com o fato de a cantora ter sido eleita uma das musas do Baile da Vogue.
“Está louca? Tantas mulheres guapas, lindas, por aí! Qual o critério? Acho ela o máximo, assim… Mas musa, eu não sei! Ela como cantora é diferente, mas musa, não! Hello!”, exclamou ela, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
Ao “TV Fama”, da RedeTV!, a socialite reafirmou as declarações feitas anteriormente. “Ela tem o seu lugar, mas ‘pera aí’, musa, não. Musa para mim são a Sabrina Sato, a Luciana Gimenez… Não é por ela ser negra ou acima do peso, até porque sou zero preconceito. Só não acho ela (sic) musa”, justificou.
Jojo, então, detonou: “Cada um com seus problemas. Ela saiu na [revista] Vogue? Porque eu saí. Continuo a mesma coisa, gritando e o car*. Nada mudou. Nós vamos morrer, os ‘bichos’ vão comer o rab* de todo mundo. Para que vou viver na arrogância? Não sou melhor do que ninguém. A vida é trem bala, parceiro”, disparou em entrevista ao “Uol“.
Leia também: