Vaquinhas ajudam aldeias indígenas no Pico do Jaraguá, em SP

Campanhas arrecadam doações para melhorar infraestrutura das aldeias

Grupo atua na Aldeia Tekoa Pyau, também localizada no Jaraguá, em São Paulo
Créditos: Reprodução
Grupo atua na Aldeia Tekoa Pyau, também localizada no Jaraguá, em São Paulo

Três vaquinhas virtuais foram criadas para ajudar na infraestrutura de duas aldeias indígenas na região do Pico do Jaraguá, zona norte de São Paulo.

A primeira, idealizada pelo projeto Fonte do Ser, busca levar um biodigestor para a aldeia Itaendy. O biodigestor é uma tecnologia utilizada para decompor a matéria orgânica e gerar energia através do biogás, facilitando assim a dinâmica de gestão dos resíduos orgânicos.

A Tekoa Itaendy é uma aldeia indígena, pertencente ao complexo de 5 aldeias da etnia Guarani Mbya, localizadas na região. Atualmente, duas famílias vivem no local: a do Líder Indígena Evandro (Kara’i jekupe) e a do Líder Espiritual, Xeramoi Sebastião.

Você pode apoiar a campanha da aldeia por meio deste link.

Assista ao vídeo:

Amigos da Tekoa Pyau

As outras duas vaquinhas foram organizadas pelo grupo Amigos da Tekoa Pyau para realizar projetos na aldeia Tekoa Pyau, também localizada no Jaraguá, em São Paulo.

Uma das campanhas é para a construção de fogões a lenha às famílias da região, pois a maioria delas não tem como e onde cozinhar. O objetivo é construir 95 fogões, um para cada família, com a ajuda de permacultores voluntários e dos guarani da aldeia.

Veja aqui como contribuir com qualquer valor!

A segunda vaquinha é feita todo mês para arrecadar cestas básicas e kits de limpeza e higiene para cada família da aldeia Tekoa Pyau. Caso a campanha atinja a meta, a próxima entrega dos produtos será no dia 5 de outubro, no qual acontecerá um almoço para os indígenas.

Quer ajudar? Clique aqui!