Vegana, Xuxa protesta contra o peru no Natal e divide opiniões
"Costumes errados tem que ser mudados", disse a apresentadora ao publicar uma imagem de um peru coberto de sangue
Vegana e defensora da causa animal, a apresentadora Xuxa Meneghel criticou o consumo da carne de peru durante o Natal. O prato é uma das principais tradições natalinas. “Costumes errados tem que ser mudados…. Não tem desculpa, não tem porque, pense, reflita e mude”, escreveu ela no Instagram.
A legenda compartilhada acompanhava a imagem de um peru coberto de sangue e uma faca também ensanguentada. “Celebrar a vida com violência na mesa?”, dizia o texto.
Xuxa ainda marcou o perfil da ONG norte-americana Mercy For Animals, que luta pelos direitos dos animais e combate a exploração de animais para a alimentação. A publicação foi feita no último sábado, 21, e tem quase 50 mil curtidas.
- Como combater a diabetes com 5 legumes ricos em fibras e nutrientes
- Evite estes alimentos e reduza o risco de diabetes no futuro
- Confira 5 dicas de viagem para Trancoso sem gastar uma fortuna
- Estes hábitos vão melhorar a sua circulação sanguínea; saiba como
Crítica divide opiniões
“Menos, né. É pra isso que serve o peru. Ou melhor é que as famílias passem fome?”, comentou um seguidor. “A proteína vem do verde, não dos animais. Estuda e depois fala”, rebateu Xuxa.
“É fácil falar quando se tem dinheiro para mudar o cardápio a hora que quiser. Pergunte isso para uma família pobre que não sabe nem o que é ser vegano”, comentou outra seguidora.
Há também os usuários que apoiam a luta da apresentadora. “Já estou preparando meu salpicão de jaca, meu arroz com lentilhas, minha batata assada com manjericão e uma bela massa com pesto. Ai, que delícia”, escreveu uma seguidora.
Causa animal
A apresentadora da TV Record está há tempos envolvida com a defesa da causa animal. Não é a primeira vez que ela trata do tema em suas redes sociais. Nesta semana, por exemplo, a apresentadora já tinha feito um outro post condenando o consumo de carne (de porco) no Natal.
Onde denunciar maus-tratos
Diante do conhecimento de um caso de crueldade contra animais domésticos ou silvestres, qualquer cidadão pode comunicá-lo à Polícia Militar por meio do telefone 190. A Polícia Ambiental também pode ser acionada.
É importante dizer que, antes de fazer a denúncia, é preciso saber para onde o animal será destinado, uma vez que nem a polícia nem o governo o acolhem. O ideal é ter um lar temporário ou lar definitivo já engatilhado para abrigar este animal para que ele não acabe na rua.
A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.