Vem aí: Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas

Durante toda esta semana, acompanhe nossas reflexões e compartilhe!

O bem-estar de toda a humanidade está em jogo. Vamos lutar por saúde, segurança alimentar, cidades e desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo?

Foto: Lidia Brasil
Foto: Lidia Brasil

Entramos em contagem regressiva para o Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas. Dia 16 de março é a data oficial na qual toda a população brasileira é convocada a refletir sobre essa pauta que merece a nossa atenção. Debates, mobilizações escolares, universitárias, eventos e diferentes iniciativas de engajamento se estendem por todo o país. De acordo com os dados do último Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, da sigla em inglês), relatório oficial da ONU sobre os impactos da elevação da temperatura no mundo -e em nossas vidas-,  ainda é possível mitigar os impactos devastadores das mudanças climáticas. Porém, o tempo é curto e precisamos agir para que o aquecimento do planeta seja limitado em 1,5º C – em relação ao período pré-industrial.

Em que momento estamos?

Em dezembro, a COP24 foi palco das inúmeras negociações para definir as regras do Acordo de Paris. Estavam presentes mais de 190 países, comprometidos com a meta de limitar a temperatura média do planeta entre 1,5° e 2ºC. Isso, porém, só será possível se cada nação cumprir sua meta específica – a NDC. O Brasil, por exemplo, se comprometeu em 2015 a reduzir 37% das emissões até 2025 e 43% até 2030 – em comparação ao ano de 2005.

Para além dos eventos extremos, recorrências de secas e enchentes, lidamos também com os múltiplos riscos das mudanças climáticas para a saúde humana. Por isso estreamos hoje uma série especial de vídeos sobre as consequências e os impactos negativos do aumento da temperatura para o cotidiano das pessoas. O objetivo é apresentar alguns “gatilhos” e dados para compreensão sistêmica de um dos maiores desafios a serem enfrentados pela comunidade internacional.

Segundo Alice Amorim, coordenadora do portfólio de Política Climática e Engajamento do Instituto Clima e Sociedade, “as cidades são os lugares onde a relação entre saúde e clima acontecem, os impactos são mais sentidos e a gente ainda tem muito por fazer”. Dê play no vídeo da plataforma Diálogos Futuro Sustentável, que organiza eventos pautados na perspectiva climática sob o olhar de especialistas nacionais e internacionais.

Durante toda esta semana, acompanhe nossas reflexões e compartilhe!

Em parceria com Instituto Clima e Sociedade

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) é uma organização filantrópica que promove prosperidade, justiça e desenvolvimento de baixo carbono no Brasil. Funcionamos como uma ponte entre financiadores internacionais e nacionais e parceiros locais. Assim, somos parte de uma ampla rede de organizações filantrópicas dedicadas à construção de soluções para a crise climática. O iCS traça planos de ação frente aos problemas climáticos a partir de uma lente social. Por isso, prioriza medidas que, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), também gerem melhorias na qualidade de vida para a sociedade, em especial para os mais vulneráveis. A atividade principal do Instituto é dar doações para fomentar projetos e organizações que visem: • CONSTRUIR evidências que qualifiquem o debate e apoiem a tomada de decisão • PROMOVER advocacy, campanhas e comunicação • CRIAR espaços de interação entre diversos atores e setores • INCENTIVAR o intercâmbio de conhecimento e experiência entre o Brasil e o mundo Além disso, também nos dedicamos ao engajamento da sociedade com o tema de mudanças climáticas, implementação de projetos próprios e capacitação institucional de organizações da sociedade civil.​

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário iCS

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.