Vem aí: Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas

Durante toda esta semana, acompanhe nossas reflexões e compartilhe!

Por: Instituto Clima e Sociedade

O bem-estar de toda a humanidade está em jogo. Vamos lutar por saúde, segurança alimentar, cidades e desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo?

Foto: Lidia Brasil
Foto: Lidia Brasil

Entramos em contagem regressiva para o Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas. Dia 16 de março é a data oficial na qual toda a população brasileira é convocada a refletir sobre essa pauta que merece a nossa atenção. Debates, mobilizações escolares, universitárias, eventos e diferentes iniciativas de engajamento se estendem por todo o país. De acordo com os dados do último Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, da sigla em inglês), relatório oficial da ONU sobre os impactos da elevação da temperatura no mundo -e em nossas vidas-,  ainda é possível mitigar os impactos devastadores das mudanças climáticas. Porém, o tempo é curto e precisamos agir para que o aquecimento do planeta seja limitado em 1,5º C – em relação ao período pré-industrial.

Em que momento estamos?

Em dezembro, a COP24 foi palco das inúmeras negociações para definir as regras do Acordo de Paris. Estavam presentes mais de 190 países, comprometidos com a meta de limitar a temperatura média do planeta entre 1,5° e 2ºC. Isso, porém, só será possível se cada nação cumprir sua meta específica – a NDC. O Brasil, por exemplo, se comprometeu em 2015 a reduzir 37% das emissões até 2025 e 43% até 2030 – em comparação ao ano de 2005.

Para além dos eventos extremos, recorrências de secas e enchentes, lidamos também com os múltiplos riscos das mudanças climáticas para a saúde humana. Por isso estreamos hoje uma série especial de vídeos sobre as consequências e os impactos negativos do aumento da temperatura para o cotidiano das pessoas. O objetivo é apresentar alguns “gatilhos” e dados para compreensão sistêmica de um dos maiores desafios a serem enfrentados pela comunidade internacional.

Segundo Alice Amorim, coordenadora do portfólio de Política Climática e Engajamento do Instituto Clima e Sociedade, “as cidades são os lugares onde a relação entre saúde e clima acontecem, os impactos são mais sentidos e a gente ainda tem muito por fazer”. Dê play no vídeo da plataforma Diálogos Futuro Sustentável, que organiza eventos pautados na perspectiva climática sob o olhar de especialistas nacionais e internacionais.

Durante toda esta semana, acompanhe nossas reflexões e compartilhe!

Por: Instituto Clima e Sociedade

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) é uma organização filantrópica que promove prosperidade, justiça e desenvolvimento de baixo carbono no Brasil. Funcionamos como uma ponte entre financiadores internacionais e nacionais e parceiros locais. Assim, somos parte de uma ampla rede de organizações filantrópicas dedicadas à construção de soluções para a crise climática.O iCS traça planos de ação frente aos problemas climáticos a partir de uma lente social. Por isso, prioriza medidas que, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), também gerem melhorias na qualidade de vida para a sociedade, em especial para os mais vulneráveis.A atividade principal do Instituto é dar doações para fomentar projetos e organizações que visem:• CONSTRUIR evidências que qualifiquem o debate e apoiem a tomada de decisão• PROMOVER advocacy, campanhas e comunicação• CRIAR espaços de interação entre diversos atores e setores• INCENTIVAR o intercâmbio de conhecimento e experiência entre o Brasil e o mundoAlém disso, também nos dedicamos ao engajamento da sociedade com o tema de mudanças climáticas, implementação de projetos próprios e capacitação institucional de organizações da sociedade civil.​

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário iCS da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
Bolsonaro pode sofrer impeachment por crime de responsabilidade?
O presidente Jair Bolsonaro compartilhou no whatssapp um vídeo que relembra a facada que tomou durante sua campanha presidencial e …
2
A repercussão dos ataques machistas à jornalista Patrícia Campos Mello
No final da última semana, Hans River do Rio Nascimento foi chamado para prestar depoimento na CPMI das Fake News. …
3
Governo Bolsonaro libera pesca em áreas de conservação ambiental
Uma portaria do Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, autorizou a pesca esportiva e amadora …
4
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
5
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
6
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
7
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
8
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …