Vem aí: Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas

Durante toda esta semana, acompanhe nossas reflexões e compartilhe!

Por: Instituto Clima e Sociedade | Comunicar erro

O bem-estar de toda a humanidade está em jogo. Vamos lutar por saúde, segurança alimentar, cidades e desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo?

Foto: Lidia Brasil
Foto: Lidia Brasil

Entramos em contagem regressiva para o Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas. Dia 16 de março é a data oficial na qual toda a população brasileira é convocada a refletir sobre essa pauta que merece a nossa atenção. Debates, mobilizações escolares, universitárias, eventos e diferentes iniciativas de engajamento se estendem por todo o país. De acordo com os dados do último Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, da sigla em inglês), relatório oficial da ONU sobre os impactos da elevação da temperatura no mundo -e em nossas vidas-,  ainda é possível mitigar os impactos devastadores das mudanças climáticas. Porém, o tempo é curto e precisamos agir para que o aquecimento do planeta seja limitado em 1,5º C – em relação ao período pré-industrial.

Em que momento estamos?

Em dezembro, a COP24 foi palco das inúmeras negociações para definir as regras do Acordo de Paris. Estavam presentes mais de 190 países, comprometidos com a meta de limitar a temperatura média do planeta entre 1,5° e 2ºC. Isso, porém, só será possível se cada nação cumprir sua meta específica – a NDC. O Brasil, por exemplo, se comprometeu em 2015 a reduzir 37% das emissões até 2025 e 43% até 2030 – em comparação ao ano de 2005.

Para além dos eventos extremos, recorrências de secas e enchentes, lidamos também com os múltiplos riscos das mudanças climáticas para a saúde humana. Por isso estreamos hoje uma série especial de vídeos sobre as consequências e os impactos negativos do aumento da temperatura para o cotidiano das pessoas. O objetivo é apresentar alguns “gatilhos” e dados para compreensão sistêmica de um dos maiores desafios a serem enfrentados pela comunidade internacional.

Segundo Alice Amorim, coordenadora do portfólio de Política Climática e Engajamento do Instituto Clima e Sociedade, “as cidades são os lugares onde a relação entre saúde e clima acontecem, os impactos são mais sentidos e a gente ainda tem muito por fazer”. Dê play no vídeo da plataforma Diálogos Futuro Sustentável, que organiza eventos pautados na perspectiva climática sob o olhar de especialistas nacionais e internacionais.

Durante toda esta semana, acompanhe nossas reflexões e compartilhe!

Autor: Instituto Clima e Sociedade

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) é uma organização filantrópica que capta recursos e fomenta projetos que contribuam para a construção de soluções para a crise climática. A missão do Instituto é fortalecer as condições que alavanquem práticas duradouras de mitigação e resiliência, rumo a um Brasil carbono neutro, com crescimento econômico e justiça social. O Instituto atua como uma ponte entre financiadores internacionais e nacionais (que são essencialmente fundações e organizações de cooperação bilateral ou multilateral) e parceiros locais (incluindo organizações da sociedade civil, academia, associações, e entidades governamentais).

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário iCS da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
2
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
3
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
4
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
5
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
6
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
7
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
8
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …