Vereadores aprovam lei que proíbe canudo de plástico no RJ
Lei que proíbe uso de canudos de plástico em bares, restaurantes e quiosques segue para avaliação do prefeito Marcelo Crivella
Na última quinta-feira, 7, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou um projeto de lei que proíbe a distribuição de canudos de plástico em bares, restaurantes e quiosques.
Com autoria do vereador Jairinho (MDB), a determinação obriga estabelecimentos a usar canudos de papel biodegradável. A proposta seguirá para avaliação do prefeito Marcelo Crivella.
Se aprovada, quem descumprir a nova lei será multado em R$ 3 mil – podendo dobrar o valor em caso de nova infração. Recentemente, a ONG Meu Rio lançou uma petição virtual com o objetivo de pressionar os vereadores a votar pela criação o projeto e contou com quase 5 mil assinaturas. O trabalho surtiu efeito na câmara já que o único a se opor à proposta foi o representante do Partido Novo, Leandro Lyra.
Tendência mundial
O projeto vai ao encontro de uma tendência mundial que repercute em todo o mundo – a exemplo de países da Europa que sinalizam uma nova política contra o uso de materiais plásticos. Na França, em julho de 2017, foi adotada uma lei que proíbe a venda de talheres, copos e plásticos biodegradáveis até 2020.
Em março deste ano, foi a vez da Inglaterra anunciar a proibição não apenas de canudos, mas também mexedores de drinks e cotonetes. Caso a lei seja aprovada, o Rio se tornará a primeira cidade brasileira a adotar a medida. /Com informações do jornal O Globo.
Leia também: