[Vídeo] Atrizes de ‘Girls’ lançam campanha para apoiar vítimas de estupro
Com informações do G1
As atrizes da série “Girls” lançaram nesta quarta-feira, dia 8, uma ação para ajudar mulheres vítimas de estupro. A campanha, estrelada por Lena Dunham, Allison Williams, Jemima Kirke e Zosia Mamet, é dedicada a uma universitária estuprada no campus da Universidade de Stanford em 2015 (relembre o caso).
No vídeo, as atrizes dizem que nem sempre concordam em tudo, mas que há algo em que estão de acordo. Neste momento, elas passam a citar estatísticas a respeito do crime nos Estados Unidos. “Uma em cada cinco mulheres vai ser alvo de violência sexual ao longo da vida”, diz Zosia. Depois, Alisson completa: “80% dos casos são perpetrados por alguém que a mulher já conhecia”.
- Vítima de Leandro Lehart sofreu estupro grotesco e escatológico
- Jovem de 12 anos vítima de estupro coletivo saiu de escola por ‘virar chacota’
- Pai de Klara Castanho desabafa sobre estupro e gravidez da filha
- Klara Castanho revela gravidez após estupro e fala da entrega do bebê à adoção
Em seguida, o elenco incentiva que as pessoas ajudem as vítimas de estupro. “Por que a nossa reação padrão na sociedade é duvidar, silenciar ou culpar? E se, em vez disso, nós escolhêssemos voltar os olhos a quem precisa?”, questionam. Entre os conselhos, estão: ligar para as vítimas, oferecer carona até o médico ou apenas ouvir o relato.
No final, elas afirmam que a conduta não deve ser tomada “apenas porque a vítima é filha de alguém ou irmã de alguém, mas porque ela é alguém”. A assinatura da campanha é “She is someone” (“Ela é alguém”).
Caso Stanford
A campanha das atrizes de “Girls” é dedicada “à corajosa sobrevivente do ‘caso Stanford'”, de acordo com Lena Dunham, criadora e uma das protagonistas da série.
Em janeiro de 2015, o universitário Brok Turner, de 20 anos, violentou uma aluna que estava inconsciente. Na semana passada, Turner foi condenado a seis meses de prisão.
A vítima, que não teve o nome divulgado, leu uma carta em voz alta ao agressor (confira aqui). Assista ao vídeo:
I dedicate this to the brave survivor in the Stanford case who has given so much to change the conversation. https://t.co/KMOJUxvPu0
— Lena Dunham (@lenadunham) 8 de junho de 2016