Vídeo de crianças interrompendo entrevista provoca discussão

Se tem um vídeo que ganhou a internet na última semana foi o de duas crianças interrompendo uma entrevista ao vivo que seu pai estava dando à BBC. Robert E. Kelly desconcentra-se com a surpresa, e sua esposa, Kim Jung-a, entra correndo no quarto para levar a criançada embora (relembre aqui).

O vídeo das crianças interrompendo a entrevista do pai se tornou um grande viral

Além de ter encantado o mundo inteiro, o viral também levantou discussões importantes. Uma delas foi sobre paternidade: algumas pessoas consideraram que Kelly não deveria ter reagido de maneira tão fria à interrupção das suas crianças, e questionaram como seria se fosse a mãe sendo entrevistada no lugar dele e agindo dessa maneira; ela não seria considerada “desnaturada”?

A outra discussão, que vem ganhando força nas redes, é sobre estereótipos raciais. Assim que o vídeo se alastrou pela internet, muitos internautas e veículos de comunicação assumiram que Kim Jung-A fosse a babá dos pequenos, e não a mãe deles. O que acende uma reflexão sobre como as pessoas encaram um casal que une diferentes raças e os papéis associados a minorias raciais.

No tweet acima, Robert E. Kelly aparece ao lado de Kim Jung-A.

“Há estereótipos de mulheres asiáticas como servis, passivas, preenchendo um tipo de papel de serviço”, disse Phil Yu, autor no site Angry Asian Man, ao LA Times. “As pessoas foram rápidas em assumir isso”.

Alguns argumentaram que a reação de pânico de Kim Jung-A no vídeo sugeriu que ela era era uma babá preocupada com o seu emprego; mas outros apontaram que qualquer mãe reagiria da mesma forma nessa situação.

A apresentadora americana Sage Steele escreveu uma coluna para a People falando sobre esse problema. Ela é negra, e já foi confundida como babá de seus filhos por eles terem uma pele mais clara do que ela. Oriana Brannon, mexicano-americana, também já passou por isso, e contou a sua história no blog Scary Mommy.

Veja alguns comentários no Twitter:

Tradução: “Alguns de vocês deve refletir bem sobre o porquê de assumirem que a mãe [do vídeo] é a babá” / “Hoje um dos vídeos mais engraçados e encantadores me mostrou que temos mais trabalho a ser feito do que jamais pensei”

Tradução: “Vocês todos podem parar de assumir que a mulher naquele vídeo da BBC é a babá? Ela é a esposa [do professor] (me desculpem por todo o caps lock) #paremdeserracistas”
Tradução: “Amei aquele vídeo da BBC. Mas não assumam que a mulher asiática com o homem branco é a babá. Que racismo sutil”
Tradução: “Por que todo mundo está assumindo que a mulher naquele vídeo hilário da BBC é uma babá? Por que ela não é a esposa do entrevistado?”