Vídeo mostra jovens torturando cachorro com explosivos no México

Reprodução / El País

Por Bruna Araújo

Um vídeo publicado recentemente mostra jovens do estado mexicano de San Luis Potosi se divertindo colocando explosivos em um cão indefeso. As imagens causaram forte indignação e chamaram a atenção para a impunidade para violadores dos direitos animais no país.

Uma das principais associações em defesa dos animais no México, a Anima Naturalis, insiste na criação de uma lei federal que enquadre crimes contra animais. Juan Manuel Contreras, representante da instituição, explica que o reconhecimento dos direitos animais não está garantido por todos os códigos penais estaduais. E, embora San Luis seja contemplado com uma lei de proteção animal, as punições são “mínimas”.

“Os responsáveis por esse crime são maiores de idade e podem enfrentar de seis a um ano de prisão, mas na prática, eles apenas pagariam uma fiança muito pequena que variam de 500 a 2.500 pesos (aproximadamente R$100,00 e R$500,00 respectivamente)”, informou ao portal El País.

Confira o final dessa história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).

Em parceria com ANDA

Agência de Notícias de Direitos Animais e maior portal de notícias sobre animais do mundo.