Vídeos mostram Morgan Freeman assediando repórteres
O ator disse que fazia "elogios engraçados"
Depois de ter seu nome envolvido na lista de personalidades hollywoodianas acusadas de assédio sexual e negar o fato, Morgan Freeman apareceu em uma série de vídeos antigos assediando repórteres durante entrevistas.
As gravações foram reveladas pelo Entertainment Tonight, depois que uma reportagem da CNN afirma que dezesseis mulheres teriam sido vítimas do comportamento inapropriado do artista.
Em uma das entrevistas com a jornalista Janet Mock, durante divulgação do filme Ruth e Alex, em 2015, Morgan fala para a profissional. “Como vocês conseguem fazer isso o tempo todo? Você tem um vestido que está no meio do caminho entre seus joelhos e sua… Seus quadris. E você senta bem na minha frente. E você cruza as pernas”.
- 73% das brasileiras temem assédio no carnaval. Saiba como se proteger
- Além de ‘Barbie’, conheça mais 5 filmes com Margot Robbie
- Ator diz que perdeu papel na Marvel após recusar fazer ‘teste do sofá’
- Grace Van Dien, de ‘Stranger Things’, diz que foi assediada por produtor
Em outra gravação, Freeman pergunta à repórter Ashley Crossan se ela é casada e se sairia com homens mais velhos, o que deixa a profissional claramente desconfortável.
Morgan Freeman se defendeu das acusações e atribuiu suas falas mostradas nas gravações a “elogios engraçados”.
“Estou devastado que 80 anos da minha vida correm o risco de serem minados num piscar de olhos pelas reportagens da mídia de quinta-feira [24, data em que as primeiras denúncias foram feitas pela CNN]”.
“Todas as vítimas de agressão e assédio merecem ser ouvidas. E precisamos ouvi-las. Mas não é correto equiparar incidentes horríveis de agressão sexual a elogios ou humor equivocados”, disse Morgan Freeman.
“Eu admito que sou alguém que sente a necessidade de tentar fazer com que as mulheres – e os homens – se sintam apreciados e à vontade ao meu redor. Como parte disso, eu sempre tentava brincar e elogiar as mulheres, no que eu achava ser um jeito alegre e bem-humorado”.
“Claramente eu não estava encontrando o caminho que pretendia. E é por isso que me desculpei na quinta-feira [24] e continuarei a me desculpar com qualquer um que eu possa ter aborrecido, mesmo que não intencionalmente”, continua.
“Mas também quero ser claro: Não criei ambientes de trabalho inseguros. Eu não abusei de mulheres. Eu não ofereci emprego ou adiantamento em troca de sexo. Qualquer sugestão de que eu fiz isso é completamente falsa”, finalizou o artista.
DENUNCIE
O assédio contra mulheres envolve uma série de condutas ofensivas à dignidade sexual que desrespeitam sua liberdade e integridade física, moral ou psicológica. Lembre-se: onde não há consentimento, há assédio! Não importa qual roupa você esteja vestindo, de que modo você está dançando ou quantas e quais pessoas você decidiu beijar (ou não beijar): nenhuma dessas circunstâncias autoriza ou justifica o assédio.
Abaixo, saiba o que fazer e como denunciar caso você seja vítima de assédio ou estupro.