Violência entre torcidas motiva criação de jogos com torcida única; em nota, Gaviões ironiza punição

Responda a enquete: você acha que a determinação de clássicos de futebol contar apenas com uma torcida no estádio é assertiva?

Após série de episódios violentos que marcaram o jogo entre Palmeiras e Corinthians no último domingo, 3, a Secretaria de Segurança Pública anunciou que os clássicos realizados no estado de São Paulo passarão a ter torcida única.

Essa é a primeira medida tomada após reunião que envolveu representantes da Federação Paulista de Futebol, Ministério Público, do Poder Judiciário, além das polícias militar e civil. A punição, válida até 31 de dezembro, soma-se a outras penalizações que proíbem o repasse de ingressos às organizadas, além da proibição de adereços que identifique as torcidas nos estádios.

Em reportagem divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira, 5, o secretário de Segurança, Alexandre de Moraes, justificou as ações: “Isso evitará a necessidade de PM fazer comboio e escolta para a torcida adversária. Nós teremos um maior policiamento para fazer o entorno e as demais áreas”.

Torcida Gaviões da Fiel leva política às arquibancadas e questiona desvio de merendas envolvendo governo estadual
Créditos: ANDRÉ LUCAS ALMEIDA/FUTURA PRESS
Torcida Gaviões da Fiel leva política às arquibancadas e questiona desvio de merendas envolvendo governo estadual

A violência em números

Após o apito final da partida do último domingo, o resultado da disputa foi além da vitória alviverde. Uma derrota atingiu os dois lados: 59 pessoas foram detidas em quatro conflitos entre corintianos e palmeirenses. Um homem que passava pela rua, ainda não identificado, morreu depois de levar um tiro em São Miguel Paulista, zona leste da capital paulista.

Desde 2010, 113 pessoas morreram em conflitos de torcidas organizadas, de acordo com pesquisa realizada pelo sociólogo Maurício Murad.

Em nota, Gaviões da Fiel cita chacinas de Osasco, impunidade policial e ironiza discurso contra a violência 

Na manhã desta terça-feira, 5, a torcida organizada Gaviões da Fiel emitiu nota oficial onde repudia as acusações e punições anunciadas pelas autoridades paulistas.

A torcida, principal articuladora dos recentes protestos contra o desvio da verba de merendas, que envolve, sobretudo, o ex-promotor Fernando Capez e o governo estadual, repudia as medidas anunciadas contra as torcidas.

“O que realmente nos surpreende (ou não) é a incompetência e passividade do Poder Público como um todo, que não apenas falha no esforço para punir de fato os INDIVÍDUOS que cometem atos violentos, como quer transferir a responsabilidade de tais punições aos dirigentes de torcidas. Querem retirar do Poder Público o que é de SUA responsabilidade”.

“Surpreende-nos também a série de “coincidências” que antecederam o clássico, como uma invasão autorizada de policiais à sede dos Gaviões da Fiel Torcida, um dia após termos realizado um grande protesto na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pedindo por uma CPI das Merendas”.  

Nota Oficial – Medidas tomadas após o clássico Na última segunda-feira (4), a Secretaria de Segurança Pública do…

Publicado por GRÊMIO GAVIÕES DA FIEL TORCIDA em Terça, 5 de abril de 2016