‘Virada do voluntariado’ oferece programação gratuita em SP
O evento acontece nos dias 23 e 24 de novembro na Fundação Bienal de São Paulo
Nos dias 23 e 24 de novembro, a Fundação Bienal de São Paulo receberá a primeira edição da Virada da Virada, promovida pela união de duas das mais importantes redes de voluntariado do Brasil, o GRAACC e a Turma do Bem. O evento vai discutir temas e causas sensíveis nos dias atuais e promete reforçar a importância do voluntariado. Toda renda gerada com as vendas de ingressos será revertida para a manutenção dos atendimentos das duas instituições.
A programação será formada por palestras, exposições, feira com mais de 80 ONGs de todo o Brasil, comidas feitas por imigrantes e refugiados, intervenções musicais, entre outras atividades. Para participar, o valor do ingresso é de R$ 250 no preço promocional e está disponível neste link. Além da programação paga, a Virada da Virada também tem uma parte do evento gratuita e aberta ao público.
Confira tudo abaixo!
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- Programa oferece curso gratuito de programação para mulheres
- Plataforma da Unesp oferece 70 cursos gratuitos online
- Unibes abre cursos gratuitos para jovens e adultos em SP
Programação gratuita
1- Exposições
Com entrada totalmente Catraca Livre, o visitante poderá ver exposições que contam a história das duas maiores organizações sociais do país.
O GRAACC apresentará a luta de crianças e adolescentes que venceram o câncer por meio de ilustrações e textos emocionantes. Em ambientes lúdicos, os visitantes conhecerão histórias de superação desses pequenos heróis.
Já a Turma do Bem contará com uma mostra sobre o programa Apolônias do Bem, que transforma a vida de mulheres vítimas de violência. Vinte participantes que perderam os dentes por causa de agressões foram retratadas por vinte fotógrafas, todas mulheres, antes e depois do tratamento odontológico.
2- Triagem para tratamento odontológico
Durante a Virada da Virada, a Turma do Bem realizará a triagem gratuita para selecionar (por grau de necessidade) as crianças e jovens de baixa renda, estudantes de escola pública, com idades entre 11 e 17 anos, que receberão tratamento odontológico gratuito. Para participar, é necessário fazer uma pré-inscrição antes de comparecer na triagem por meio desse link.
3- Voluntariado
Na parte aberta ao público, sem necessidade de inscrição, acontecerá a feira de Voluntariado Ambev VOA. O espaço contará com a participação de 77 ONGs de todo o Brasil, com atuação em diferentes causas, como educação, esportes e cultura. No local, as ONGs estarão em estandes que contam um pouco da sua história e atuação, aproximando pessoas de instituições que buscam voluntários em diferentes áreas.
Os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelas organizações e o impacto delas na vida das pessoas atendidas, além de descobrirem oportunidades para doar seu tempo e talento em prol de uma boa causa e participar de debates relevantes sobre temas do terceiro setor.
4- Mostra de Cinema
A mostra de “Cinema Virada da Virada” trará uma série de filmes com temática de impacto social para o evento.
Ao todo, serão oito filmes com destaque para as estreias do “Milú”, de Raphael Erichsen e Tarso Araujo, que revela como Milú Villela, uma mulher da alta sociedade paulistana, se reinventou para criar redes em prol da educação, das artes e da filantropia; e “Selvagem”, do diretor Diego Costa, que conta a história de Sofia, jovem estudante que tem a escola ocupada por amigos.
A mostra tem entrada gratuita e a curadoria foi feita pelo cineasta Raphael Erichsen. Além de assistir aos filmes, o público poderá conversar com diretores e atores.
5- Restaurante mundo e ativações
A Virada da Virada também vai promover a cultura mundial. África, América Latina e Oriente Médio serão representados por suas comidas no “Restaurante do Mundo”e manifestações culturais típicas. O Migraflix, organização fundada em 2015 que apoia imigrantes na construção de seu protagonismo no Brasil, é o parceiro da ação.
Ao todo, serão 14 chefes de nove países (África do Sul, Colômbia, Haiti, Índia, México, Peru, República Democrática do Congo e Síria) que prepararão pratos típicos e cheios de personalidade e história, além de 10 artistas que se revezarão para trazer um pouco da cultura local para o evento por meio de apresentações e intervenções que acontecerão durante o dia todo.
Programação paga
Se você comprar o ingresso para a Virada da Virada, terá acesso a quatro Hubs simultaneamente, todos intitulados com a letra “V”.
No Hub Verdade, direitos humanos e justiça estarão em foco. Haverá painéis sobre Diversidade e Inclusão com representantes da Rede Mulher Empreendedora, Transempregos e CKZ Diversidade, além de debates sobre inclusão, com a Fundação Dorina Nowill para cegos e o Instituto Rodrigo Mendes. Outros temas em destaque no Hub serão migrantes, armamento, religião, ativismo e relacionamento entre Estado e sociedade.
Para falar de inspiração e propósito, o Hub Vontade terá as presenças de Felipe Morozini (mobilidade urbana), Daniele da Mata (ativismo negro), Regina Nogueira (“você é uma marca”) e o Instituto Socioambiental e o Projeto Tamar (meio ambiente).
No Hub Vida, acontecerão quatro painéis relacionados à saúde, bem-estar e equilíbrio, com os temas “Ciências, saúde e sociedade: o que todas essas palavras juntas significam?”, “HIV / AIDS”, “Apneia” e “Saúde e estética”.
Para as pessoas ligadas às tendências de recursos humanos, o Hub Vocação trará debates sobre mudança de carreira, empreendedorismo social, longevidade e propósito com diversos palestrantes, como a ex-modelo e médica Ana Claudia Michels, o jornalista Leão Serva, o empreendedor João Paulo Pacífico e o consultor Celso Grecco. O Hub também terá a presença de Fábio Bibancos, presidente voluntário da Turma do Bem, com o tema “Loucura é não fazer nada”, e de Tammy Allersdorfer, superintendente de Desenvolvimento Institucional do GRAACC, que vai abordar a “Captação de Recursos no Terceiro Setor”.
Uma palestra com grandes nomes encerrará cada dia. Os jornalistas Bruno Torturra, Mariliz Pereira e Marcelo Godoy participarão do painel “A liberdade de imprensa é uma realidade?”. Já em “A história de uma apátrida”, o público receberá a ativista Maha Mamo.
O final do evento será marcado por reconhecimento de voluntários da Turma do Bem e do GRAACC no Unimed Hall (antigo Credicard Hall), e show do Fábio Jr.
A programação completa está disponível no site do evento.
Serviço:
Virada da Virada
Data: 23 e 24 de novembro (sábado e domingo), das 9h às 20h
Local: Fundação Bienal de São Paulo – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana
Ingressos: disponíveis na Sympla