“Visita Teatralizada” no Centro Cultural Banco do Brasil

Até dia 30 de dezembro, às quintas, sextas e sábados, sempre às 15h, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) realiza a “Visita Teatralizada” pelo seu prédio.

Conhecimento, educação, preservação e memória são as palavras que melhor traduzem os objetivos do projeto que explora o espaço do CCBB voltando ao século XX, período em que o prédio foi reformado pelo engenheiro-arquiteto Hippolyto Gustavo Pujol Júnior e transformado na agência do Banco do Brasil.

A encenação utiliza o prédio como cenário, percorrendo os andares. Colunas, luminárias, balcões, elevador remetem à riqueza da época dos barões do café. A proposta cênica é original mesclando teatro, contação de histórias, música e mediação.

Atores e músicos são os mestres de cerimônias desta visita.

Divulgação
Visita Teatralizada

São Paulo e aquitetura do século XX

No Centro Histórico de São Paulo as construções do inicio do século XX sobrevivem ao ritmo frenético do dia-a-dia, comum a qualquer centro comercial.

A pressa, inimiga da observação, ajuda a esconder ainda mais esses tesouros, podendo criar uma verdadeira barreira, um distanciamento sensorial, pois é o olho que não consegue ver.

O espaço de lindas fachadas neoclássicas e detalhes de art-deco e art nouveau é o mesmo dos modernos edifícios de lojas e escritórios.

A “Visita Teatralizada” é um convite para uma viagem de redescobertas ao tempo de uma São Paulo menos eletrizante. Quem sabe, após a visita, o público não vai ter vontade de andar lentamente pelo Centro olhando mais atentamente para os tesouros que cada esquina reserva?  Cada edifício destes é uma significativa parcela da memória da cidade, memória fundamental na constituição da identidade. Fundamental também na criação da consciência de que devemos preservar aquilo que nos pertence.