Vitória dos quadrinhos: Prêmio Jabuti incluirá HQs após petição
Por Change.org
Neste ano, os quadrinistas brasileiros finalmente terão sua arte reconhecida pelo principal prêmio de literatura do país. Em sua 59ª edição, o Prêmio Jabuti aceitou incluir a história em quadrinhos como uma de suas categorias. Isso tudo aconteceu graças à mobilização do artista Wagner Willian, que criou um abaixo-assinado na Change.org para reivindicar a inclusão da modalidade.
A petição, iniciada em janeiro, alcançou mais de 2.000 assinaturas e contou com o apoio de outras e outros quadrinistas de peso, como Laerte Coutinho, Janaina de Luna, Fábio Moon e Gabriel Bá. Clique para ler: https://www.change.org/HQnoPremioJabuti
O regulamento geral do Jabuti determina que são permitidas de participar da premiação as “obras inéditas”, ou seja, livros de autores brasileiros que nunca tenham sido publicados no país, sendo entendido como livro uma “obra intelectual impressa e publicada, com ISBN e ficha catalográfica”.
- 3ª edição da FLID – Feira Literária de Diadema homenageia autores locais e ícone da literatura negra
- Sesc Santo André exalta a potência feminina na arte dos HQs
- 10 escritores brasileiros que você precisa conhecer e começar a ler na quarentena
- Petição soma 33 mil assinaturas contra desmonte na Casa de Rui Barbosa
Em seu abaixo-assinado, Wagner defende que tal definição já é atendida pelos livros em quadrinhos. O artista explica que, apesar de a história em quadrinhos ter nascido nos jornais, esta arte é veiculada em livros desde o século passado e vem firmando sua identidade nas livrarias nos últimos tempos. “Basta entrar em qualquer livraria física de médio a grande porte, ou nas livrarias digitais, e identificar que todas possuem seções dedicadas aos quadrinhos“, diz Wagner no texto de sua petição.
O abaixo-assinado ressalta que, apesar de o Jabuti já ter premiado quadrinhos em outras categorias, como “Adaptação” e “Ilustração”, era necessária a criação de uma categoria própria para esse formato artístico, que tem linguagem e histórico próprios.
O pedido foi aceito pela Câmara Brasileira do Livro, responsável pela premiação, há alguns dias. As inscrições para a edição de 2017 começam nesta quinta-feira, 18 de maio e no regulamento disponível no site constará a nova categoria.