Vivo mobiliza professores e interessados em debater o futuro da educação em rede

O 2º Seminário A Sociedade em Rede e a Educação, promovido entre os dias 14 e 16 de setembro pela Vivo, acontece, de forma colaborativa, em diferentes cidades conectadas à sede do evento em São Paulo. Essa é uma importante inovação para estimular o debate entre professores, alunos e interessados no futuro da educação brasileira com a criação de um seminário coletivo.

Diversas Arenas Vivo espalhadas por 11 estados brasileiros acompanham em tempo real a programação oficial do seminário, com palestras no Hub Central (na sede do evento) e com ações locais mobilizadas entre os próprios grupos, com autonomia de funcionamento e temário.

O interessado em participar das Arenas já existentes ou montar um novo espaço de debate só precisa entrar na plataforma Rede Vivo Educação e acessar a página com os fórums de discussão já criados ou propor um novo espaço para debate. A infra-estrutura necessária para acompanhar o evento de forma remota é um computador com acesso à internet.

Ainda, a Vivo possui escritórios espalhados pelo país com infra-estrutura para videoconferências e a sala pode ser disponibilizada ao grupo local para se reunir durante os três dias do evento para novos participantes.

Alguns dos temas discutidos ao longo dos três dias do seminário são: “conectivismo: uma nova teoria de aprendizagem em rede”, com a participação de George Siemens, Stephen Downes, Carolina Rossini e Diego Leal, “Comunidades de Aprendizagem em Rede (Community schooling)” com Jay Cross e Paul Pangaro, e “Experiências globais de aprendizagem em rede”, com a contribuição da indiana Sanghamitra Iyengar, do sulafricano, Wiseman Jack e  do brasileiro Reinaldo Pamponet.