Você acha que energia elétrica se dá em árvore?

02/04/2015 15:35 / Atualizado em 06/05/2020 20:04

wp-image-816185
wp-image-816185
Os pesquisadores garantem que a energia obtida nesse experimento, das árvores de energia elétrica, pode ser adotada por famílias, comunidades e até mesmo cidades.[/img]

Mas se depender dos pesquisadores holandeses David Strik e Marjolein Helder, o acesso à energia limpa e renovável está mais perto do que podemos imaginar: as árvores de energia elétrica. A dupla, que conta com a ajuda de outros estudiosos, desenvolveu um projeto capaz de obter energia elétrica de plantas vivas. E o melhor: sem causar nenhum tipo de dano a elas. Desde 2009, a dupla estuda uma forma de captar a energia que “sobra” da fotossíntese, que é o processo de obtenção de energia e nutrientes que as plantas fazem para alimentar a si próprias.

Entenda o projeto

Batizado de Plant-e, o projeto funciona da seguinte maneira: toda planta viva, principalmente se estiver em processo de desenvolvimento, possui alta atividade de fotossíntese. Ao absorver os produtos desse processo, a planta elimina compostos químicos no solo, através de suas raízes. Em contato os com micro-organismos presentes no solo, em especial alguns tipos de bactérias, esses compostos são fracionados em elétrons, que são as unidades mínimas da eletricidade. Basta, então, instalar eletrodos nas proximidades dessas raízes para que a energia seja captada, ininterruptamente.

Alguns vasinhos de plantas depois…

Em novembro de 2014, a dupla do Plant-e fez um experimento público nos jardins da Universidade de Wageningen, na Holanda, para divulgar o funcionamento da tecnologia verde e limpa. Eles conseguiram recarregar a bateria de um smartphone com a captação dos eletrodos baseados em alguns vasinhos de plantas, numa área de 15m².

Como a energia circula com mais facilidade em ambientes aquosos, plantas como arrozais ou mangues são mais eficientes, o que não descarta a instalação dessa tecnologia em locais do dia a dia das famílias, como jardins de casas e condomínios e telhados verdes.

A necessidade de soluções limpas

Como destacamos no começo desse artigo, as nações precisam se adaptar, o quanto antes, às necessidades atuais do planeta. A sustentabilidade é o conceito que melhor define esse novo caminho pelo qual países como Suécia, Holanda e Dinamarca já caminham gerando bons resultados e mostrando alternativas limpas de desenvolvimento. A sustentabilidade estimula o crescimento econômico viável, que é aquele que respeita e protege o meio ambiente e promove ações de responsabilidade social.

Nesse século, não há mais espaço para agressões à natureza porque os recursos não renováveis, como o petróleo, estão cada vez mais escassos e os renováveis, como água doce e energia elétrica, precisam ser obtidos de maneira limpa e consumidos de forma consciente.

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos. Acesse aqui para conhecer melhor o projeto da árvore de energia elétrica dos holandeses do Plant-e.