Você conhece o Arnesto?

divulgação
Arnesto, imortalizado por Adoniran Barbosa

Com certeza você já ouviu os versos da músicos:

“O Arnesto nos convidô prum samba,
ele mora no Brás
Nós fumo e não encontremos ninguém
Nóis vortemo cuma baita de uma reiva
Da outra veiz nóis num vai mais
Nóis não semos tatu!”
________
Adoniran Barbosa ganha homenagem em show com Arnaldo Antunes, Demônios da Garoas, Jair Rodrigues entre outros.
________

Mas você já viu o Arnesto? Sabe quem ele é? Para desvendar esse mistério o Estadão foi atrás desse lendário personagem paulistano. Leia a matéria:

por Edison Veiga, de O Estado de S. Paulo

Ninguém se lembrou de chamar o Arnesto, aquele que nos convidou para um samba no Brás, para participar da festa armada em comemoração ao centenário do seu amigo Adoniran Barbosa (1910-1982). Ficou com uma baita de uma “reiva”? Arnesto faz que não se importa e, assim, sem recado na porta, ele recebeu a reportagem para uma conversa, em sua casa, na Mooca, zona leste da capital.

“Prazer, meu nome é Ernesto Paulelli. E-r-n-e-s-t-o”, apresenta-se, com um sorriso. “Mas pode me chamar de Arnesto, que é como Adoniran me rebatizou.” É isso. A música, feita por Adoniran em 1955 virou sua segunda certidão de nascimento.

Com voz afinada, Arnesto cantarola o samba que o imortalizou. “Faço isso sempre. Ontem mesmo (terça-feira), cantei no aniversário de minha neta”, diz, orgulhoso. Para depois emendar numa espécie de continuação da música: “O Arnesto mora na Mooca/ Está aposentado/ Tem saudades da maloca.” Chama-se Sobradão do Arnesto – em referência a sua casa.

A lucidez impressiona, aos 95 anos. Ele relembra tudo com detalhes, nome e sobrenome. “É que a cabeça não para”, garante. “Estudo sem cessar, diariamente.” E o que estuda? “Português, filosofia, matemática”, diz, apontando para a pilha de livros com equações para lá de complicadas. “E teoria musical. Porque só tocava violão de orelha. E não pegava bem o Arnesto do samba não saber teoria musical.” Leia a matéria completa no site do Estadão.

Por Redação