Você sabe o que seu futuro presidente diz sobre educação?
Para qualificar seu voto, é fundamental ir direto na fonte de discurso de cada candidato: os planos de governo. Conheça os principais pontos!
As eleições presidenciais 2018 vêm aí e não vamos mentir: não está fácil ser eleitor neste contexto político atual. Mas uma coisa é certa: conhecer de perto as propostas de todos os candidatos e todas as candidatas é fundamental para qualificar o nosso voto no cargo mais alto da República brasileira. E não basta só acompanhar notícias e debates, é preciso ir diretamente na fonte de discurso.
O Lunetas avaliou o plano de governo de todos os candidatos, a partir de uma busca de alguns temas-chave: Infância, Criança, Educação e Educação infantil. O resultado foi esta reportagem, que pode funcionar como um rico material de consulta. São gráficos qualitativos e quantitativos, comparando o número de vezes que cada candidato menciona a palavra em questão, além de um resumo que explica de forma bem simplificada a abordagem dada ao assunto.
Como critério, consideramos os cinco presidenciáveis mais cotados em pesquisas de intenção de voto – Lula/Haddad, Jair Bolsonaro, Marina Silva, Geraldo Alckmin e Ciro Gomes. A proposta, aqui, não é interpretar o discurso de cada candidato, e sim apresentar uma análise de dados de cada plano, observando quantas vezes os referidos temas aparecem nas propostas, em que contexto eles são apresentados e, dada a ordem em que aparecem, que grau de importância foi conferido a cada assunto.
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
A proposta é que os leitores observem de perto o que pensam seus futuros presidentes sobre o futuro da nação, e compartilhem com sua rede de convívio.