‘Você tem inveja’: o racismo escancarado que viralizou nas redes sociais
Vídeo mostra um homem branco rico dizendo que um homem negro entregador de aplicativo tem inveja de seus bens materiais e da cor de sua pele
Um vídeo deplorável publicado nas redes sociais mostra que o racismo no Brasil não só existe como também está cada vez mais escancarado. Nas imagens, um homem branco, morador de um bairro de classe alta, humilha e dispara ofensas racistas a um homem negro, entregador de aplicativo.
Na discussão, o homem branco menospreza o fato de o entregador ser motoboy. “Quanto que você tira por mês?”, questiona. O entregador responde que não importa, e o homem branco rebate: “você não tem nem onde morar, moleque”. E o entregador rebate: “claro que tenho”.
“Você tem inveja disso aqui, fio. Você tem inveja”, diz o homem branco, apontando para as casas de alto padrão. O entregador tenta conversar com um terceiro homem, mas o homem branco o interrompe. “Moleque, moleque, escuta aqui, ó. Você tem inveja disso aqui, rapaz. Você tem inveja dessas famílias. Você tem inveja disso aqui [o homem branco aponta para o seu próprio braço, querendo dizer que o entregador tem inveja da cor de sua pele]”.
- Homem tenta “coroar” Charles III com brinde de fast food
- Macarrão servido na taça? Veja 18 receitas para você entrar na moda
- Vídeo mostra motoboy sendo vítima de ataque racista de cliente no Acre
- Quem é Paulinha Lopes, da Banda Takitá, que viralizou em memes na web?
O entregador tenta argumentar, dizendo que ele pode ter os mesmos bens que ele. É aí que o homem branco fica ainda mais revoltado e eleva o tom: “Você nunca vai ter”. A discussão continua, com o entregador não baixando a cabeça, e rebatendo: “O senhor conseguiu por quê? Porque o seu pai te deu, ou por que você trabalhou?”, questionou.
O homem branco responde: “Eu já nasci rico”. O entregador continua: “Então, o senhor trabalhou, o senhor trabalhou?”. “Por muito tempo”, responde o homem branco. A discussão continua, até que o vídeo é interrompido.
Ainda é difícil dizer o que originou a discussão e qual o contexto dela, mas isso importa muito pouco. Não há contexto ou motivo que dê permissão a alguém ser racista com outra pessoa. Racismo é crime, e deve ser tratado como tal independentemente do caso.
Em breve traremos novas informações.
Com a viralização do vídeo, internautas subiram a hashtah #racismoécrime para os trending topics do Twitter, fazendo com que o assunto seja um dos mais falados do dia. Veja abaixo a repercussão:
https://twitter.com/_eubianca_/status/1291730853043855360
Racismo é crime. Denuncie!
Cenas como essa que acabamos de ver ainda é muito comum no Brasil, infelizmente. Uma forma de conter o avanço do racismo no Brasil é sempre denunciar o agressor. Afinal, racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89.
A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.