WhatsApp bane 1,5 milhão de contas em todo o Brasil
O foco do aplicativo de mensagens foi excluir usuários que disseminaram fake news entre outubro de 2018 e setembro deste ano
Entre outubro de 2018 e setembro deste ano, o WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens preferido dos brasileiros, baniu pelo menos 1,5 milhão de contas de usuários no Brasil.
De acordo com o site Olhar Digital, o levantamento inclui perfis banidos temporariamente ou para sempre. As contas foram excluídas por suspeita de uso de robôs, disparo de mensagens e disseminação de fake news e discurso de ódio.
Na média, empresa baniu cerca de 125 mil contas por mês no Brasil devido uso irregular da plataforma. Porém, durante o período das eleições presidenciais, o número chegou a 80 mil por semana (cerca de 320 mil por mês), quase 300% a mais.
- Banco SURPREENDE com forma inédita no Brasil de movimentar conta
- WhatsApp libera vincular mesma conta em até 4 celulares; veja como usar
- Descubra o que pode fazer com que você seja banido do WhatsApp
- PF desmente morte de idosa em ginásio com terroristas presos
5 dicas para nunca cair em fake news
O número de mais de um milhão de contas banidas foi obtido através de uma estimativa com base em cinco comunicados recentes da empresa.
Algumas contas de WhatsApp com suspeita de serem operadas por robôs chegaram a distribuir 14 mensagens diferentes em apenas 30 segundos.