Últimas notícias:

Loading...

Xixi feito nos parques de Amsterdã vai se transformar em fertilizante

A iniciativa de transformar águas residuais de esgoto em fertilizantes agrícolas vai beneficiar fazendeiros locais

Por: Redação

Urinar em público não costuma ser uma atividade sancionada pelo governo, mas, há algumas semanas, as autoridades holandesas instalaram alguns mictórios em um parque de Amsterdã e convidaram os homens a testarem os equipamentos. O objetivo da ação é transformar a urina em fertilizante para as fazendas locais.

A urina coletada dos mictórios já está sendo encaminhada para telhados verdes da cidade e a companhia de água local vai inaugurar uma nova estação de tratamento projetada para extrair o fósforo de todas as águas residuais na região. Estima-se que o xixi de Amesterdã possa fertilizar um espaço com o tamanho de 10.000 campos de futebol.

reprodução fast company
A urina coletada nos mictórios temporários passa por um processo que resulta num fertilizante de liberação lenta. Autoridades e empresas acreditam que essa possa ser uma boa alternativa à extração de fósforo mineral.

A ideia surgiu porque o fósforo da urina estava causando problemas – ele forma cristais que entupiam tubulações locais. Depois que as águas residuais forem para a nova estação de recuperação, fósforo e nitrogênio serão separados da urina e transformados em um fertilizante de liberação lenta. O sistema passará a ser usado oficialmente a partir de 1 de Janeiro.

Curiosamente, as fezes também fazem parte do processo. A nova estação de tratamento de águas residuais de Amsterdã, que tem abrangência de cerca de um milhão de pessoas Será alimentada inteiramente por eletricidade produzida a partir do tratamento de resíduos sólidos.

Via FastCompany.

?>