Criança yanomami morre vítima de desnutrição grave

Nos últimos quatro anos, 570 mortes de crianças foram registradas no território Yanomami

05/02/2023 16:50

Neste domingo, 5, uma criança de um ano e cinco meses morreu vítima de desnutrição grave e desidratação na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Outra criança yanomami morre vítima de desnutrição grave
Outra criança yanomami morre vítima de desnutrição grave - Fernando Frazão/Agência Brasil

O menino chegou em estado grave no sábado, 4, e segundo a Agência Brasil, as equipes de saúde pediram a remoção imediata para a capital. O mau tempo na região impediu a decolagem, a a criança não resistiu.

Os indígenas yanomami foram afetados pela presença do garimpo ilegal na região. Além da violência, há muitos casos de desnutrição, malária e pneumonia.

O governo federal decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em janeiro. A crise sanitária e humanitária virou caso de polícia.

A pedido do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a PF instaurou inquérito para apurar a possível prática de genocídio, omissão de socorro, crimes ambientais, além de outros atos ilícitos contra os yanomami.

Outra criança yanomami morre vítima de desnutrição grave
Outra criança yanomami morre vítima de desnutrição grave - Fernando Frazão/Agência Brasil

Ainda de acordo com o divulgado pela EBC, em janeiro, foram removidos 223 pacientes da terra indígena para a capital do estado.

No balanço mais recente, o COE informou também que a Casa de Saúde Indígena (Casai), em Boa Vista, abriga, no momento, 601 yanomami, entre pacientes e seus acompanhantes. Além disso, há 50 indígenas internados, no Hospital Geral de Roraima (HGR) e no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), ambos na capital.