Zé Ninguém: personagem vai do grafite para a animação

Criação de Tito completa cinco anos de sucesso nas ruas e vai ganhar curta

Por Redação
01/03/2013 13:35 / Atualizado em 26/03/2013 16:12

Para alguns, ele ainda é uma novidade. Mas para os olhares atentos às ruas, deparar com o simpático Zé Ninguém em algum muro é como encontrar um velho conhecido. Faz cinco anos que o personagem criado pelo quadrinista Tito chegou ao Rio em busca de Ana, seu grande amor. Agora, Zé acaba de ganhar uma animação e se prepara para um curta e um novo livro.

O primeiro grafite do Zé, que dividia espaço com uma das mensagens de Gentileza
O primeiro grafite do Zé, que dividia espaço com uma das mensagens de Gentileza

Morador do Rio há 11 anos, o quadrinista americano Tito começou a fazer grafites em 2007, mas não achava muita graça no que vinha produzindo. Até que teve a ideia de juntar as duas técnicas nos muros da cidade. E foi assim que, em 2008,   nasceu o Zé.

Abandonado pelo grande amor de sua vida, ele desembarcou na rodoviária, em 2008, atrás dela. Foi ali, numa das pilastras da Perimetral, que surgiu o primeiro grafite. De lá pra cá, o grafite  sumiu, mas o personagem já viveu diversas aventuras, circulando por toda a cidade e por outros destinos: já foi parar no interior do estado e também em Nova York e São Francisco, nos EUA, atrás de Ana. “Aonde for e conseguir levá-lo, eu levo”, diz Tito, que pretende ainda fazer Zé atravessar para a Europa em sua busca.

Clipe e curta

Até agora, ele segue sem pistas do paradeiro de Ana e, segundo o autor, esse encontro ainda não deve acontecer tão cedo. Enquanto isso,  ele já virou catador e inventor de bugigangas, e novos personagens já se juntaram à história. Tudo vai acontecendo nas ruas, muitas vezes, com o público presenciando e interagindo com o processo de criação. “Nas ruas, você alcança muito mais gente, de imediato. Nenhum outro personagem meu teve tanto retorno do público quanto o esse”, diz Tito.

Agora, Zé acaba ganhar um clipe em animação de presente de aniversário.

“Eu pensei como seria uma animação e resolvi testar”, conta Tito. O resultado está disponível para os fãs no Youtube e pode ser visto abaixo. O Zé animado deverá ganhar um curta ainda este ano. O artista está em busca de patrocínio para o projeto.