Zona norte ganhará primeiro teatro ecológico do país

A partir do ano que vem, a  zona norte contará com o primeiro teatro construído de maneira ecológica. O “TeatroSilva– Periférico Teatro Educacional” nasceu do desejo de um casal de origem mineira de ensinar e promover espetáculos com jovens da periferia. Com intuito de construir uma sede para apresentações teatrais do núcleo, além de oficinas gratuitas de dramaturgia e outros cursos ligados à arte e ao esporte, seus idealizadores formularam um projeto para construção de um espaço, que atualmente é uma praça localizada na subprefeitura de Santana/Tucuruvi.

O casal Baal Dermarÿ e sua mulher mudou-se para São Paulo e com isso tiveram que deixar para trás a vontade os palcos. Em agosto de 2008 decidiram abrir um núcleo teatral para trabalhar com jovens de escolas públicas e moradores do Tucuruvi, Jaçanã e Jova Rural, bairros da Zona Norte de São Paulo, criando assim, o TeatroSilva.

O objetivo do núcleo é abordar temas educacionais por meio da arte, teatro e música. Com isso, o casal passou a convocar jovens das escolas municipais e estaduais interessados em trabalhar com teatro.  E, foi a partir das oficinas que nasceu apresentações realizadas em diferentes  instituições de ensino.  Em 2008, encenaram a peça “O Diabo e a Revolução Francesa”, texto e direção do próprio Baal. Em 2009, o grupo montou “Belfagor”, adaptação do livro de Maquiavel de mesmo nome, também dirigido por Baal. Além dos espetáculos, o TeatroSilva promove,também, saraus todas as sextas-feiras. No ano passado, o espetáculo “Belfagor” foi assistido por 2500 alunos. A intenção é que até o fim de 2011 o trabalho seja levado para 40.000 alunos.

Realizado em parceria com arquitetos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo (USP), o EcoTeatro será construído a partir de materiais reciclados, reaproveitados, ou com procedimentos de bioconstrução, como a utilização de superadobe (popular técnica de construção que se utiliza de sacos de polipropileno e terra local) para as paredes externas e cobertura verde no telhado.

Para os banheiros e limpeza dos espaços, planeja-se captar  água da chuva através de coletores em cada telhado verde. Os resíduos serão tratados no próprio local, com filtragem de compostos e dejetos antes de serem dispensados.

Por Redação