6 sinais de que um adolescente está com depressão e pode se matar

Por: Gilberto Dimenstein Comunicar erro

Coloco essa reportagem na categoria do jornalismo que ajuda a saúde e até salva vidas.
Muita gente não os sinais de depressão em um jovem – e o resultado da lentidão pode ser o suicídio.

Reportagem da BBC ouviu especialistas sobre os sinais que indicam a depressão em jovens.

Entre os especialistas ouvidos, o responsável pelo Programa de Transtornos Afetivos na Infância e na Adolescência do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), Lee Fu; Psiquiatra Arthur Danila, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP; psicóloga Érica da Costa Garcia
“Quando eles chegam ao consultório, o que trazem é sempre a ponta do iceberg. Os pais falam: meu filho é muito tímido, caseiro, não vai para festas, só fica em casa jogando videogame. Podem estar acontecendo coisas horrorosas, como um abuso, ou ainda, ser o temperamento do jovem”, diz Lee.

Aqui você lê a reportagem na íntegra

1)Queda no rendimento escolar

Quando se trata de crianças e adolescentes, os quadros depressivos, fatalmente, desembocam na queda do rendimento escolar, porque um dos sintomas é a alteração da forma e da velocidade do raciocínio, segundo Lee Fu. Também é comum que estes alunos passem a faltar mais nas aulas.
er o problema, como fobia, insegurança e ansiedade. Mas depende de caso a caso.”

2)Mudança de comportamento

Um quadro depressivo nem sempre está ligado a melancolia, tristeza e introspecção. Comportamentos como mau humor em excesso, irritação ou até aumento de apetite e sono podem também ser sintomas da depressão.

3)Alterações no funcionamento do corpo

Mudança de peso, alterações de sono (como demorar mais para conseguir dormir e ter mais pesadelos) e baixa autoestima também podem ser sinais. Outro indício característico é a perda da capacidade de sentir prazer em coisas que antes eram prazerosas.

4)Ideia de suicídio

Nem todos os casos de suicídio, entretanto, estão ligados à depressão. O que se pode estimar, de acordo com psiquiatra Arthur Danila, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, é que a depressão não tratada aumenta as chances de a pessoa pensar em suicídio.

Nos casos mais graves, os adolescentes deprimidos podem falar ou pensar sobre a morte. “A falta de esperança que é muito encontrada em pessoas deprimidas é um dos fatores psicológicos mais correlacionados com a ideação suicida”, afirma Danila.

5) Ausência de planos para o futuro
A falta de comprometimento com o futuro, apatia, sentimento de medo e insegurança dos adolescentes foram problemas que apareceram durante o trabalho de orientação vocacional feito pela psicóloga Érica da Costa Garcia, do Espírito Santo.

Érica trabalha para um aplicativo que oferece orientação vocacional por meio de vídeos, chamado Kuau, voltado para alunos da rede pública de diversos Estados brasileiros. Embora a função da plataforma seja ajudar os jovens a encontrar suas vocações e agregar afinidades à escolha profissional, sintomas de depressão foram identificados como motivos para que os jovens deixassem de acessar o aplicativo.

“Temos meninos de 15 anos que estão comprometidos com o futuro, e outros de 20 que não estão. O que vimos é que, quando começávamos a tratar orientação profissional, apareciam outras questões mais profundas e mais sérias. E se isso não for tratado, a pessoa não consegue dar vazão a uma escolha profissional assertiva, que reflita sua identidade”.

6) Prazer somente no mundo virtual

Embora os jovens tenham uma relação muito próxima com a internet, isso pode se tornar um problema quando o mundo virtual vira sua única fonte de prazer.

“Quando o jovem fica hiperconectado com o mundo virtual, e desconectado do mundo real, acaba ficando sem experiência de vida, fica menos comprometido, um jovem frágil emocionalmente. É um padrão para se ter um olhar mais cuidadoso”, explica a psicóloga Érica da Costa Garcia.

Por: Gilberto Dimenstein

Jornalista, educador e fundador da Catraca Livre.

1 / 8
1
03:45
Articulador de Bolsonaro usa cocaína para atacar Jovem Pan e Greenwald
Quando Olavo de Carvalho conclamou a criação urgente de uma militância bolsonarista, coube a Allan dos Santos, do site Terça …
2
04:13
Olavo de Carvalho diz que o problema do Brasil não é a corrupção
Em um recente vídeo publicado nas redes sociais no domingo, dia 15, o guro do governo Jair Bolsonaro, o astrólogo …
3
03:23
Eduardo Bolsonaro será o embaixador mais caro da história do Brasil
Reportagem publicada na Folha de São Paulo nesta segunda-feira, 16, mostra que o esforço desesperado de Jair Bolsonaro para evitar …
4
05:04
Jornalista ‘canalha’ ensina interpretação de texto a Carlos Bolsonaro
Carlos Bolsonaro chamou jornalistas de ‘canalhas’, em novo post, no seu Twitter, nesta terça-feira, 10, após se justificar sobre seu …
5
03:50
Bolsonaro leva uma facada do seu filho Carlos no hospital
Enquanto começa a recuperação da cirurgia, Jair Bolsonaro vai ter que responder com urgência a facada que seu filho Carlos …
6
03:38
Aliança Bolsonaro, Edir Macedo e Silvio Santos vai acabar mal
A foto está em todos os lados: no jantar ontem no Palácio da Alvorada, Bolsonaro ao lado de Silvio Santos, …
7
02:40
A pornografia de Marcelo Crivella
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
8
05:01
A paranoia de Bolsonaro com os seus aliados de governo
O presidente Jair Bolsonaro parece viver em um constante estado de alerta enquanto aguarda que algo ruim aconteça com o …