Bettina ganhou R$ 1 milhão, mas sua empresa perdeu R$9 milhões

Esse vídeo acima sobre o impacto da campanha da Bettina apenas mostra como essa campanha vai entrar na história do marketing brasileiro, estuda nas escolas por gerações de alunos.
Ela ficou famosa por mostrar que uma moça – a Bettina – ganhou R$ 1 milhão em três anos, partindo de um investimento de apenas pouco mais de R$ 1 mil.
Mas a ironia é que, em poucos meses, a Empiricus perdeu, em poucos meses, R$ 9 milhões – e por causa da Bettina.
Esse é o valor que pode sair a multa do Procon-SP para a publicidade enganosa.
Para uma empresa como a Empiricus é pouco, quase nada.
Mas, ao mesmo tempo, é muito.
Nos dias de hoje, cada vez mais se associa a imagem de uma empresa a um propósito, uma causa, que faz sentido não apenas para os negócios mas à comunidade.
A Empiricus pode até estar satisfeita com a repercussão, ganhou atenção, aumentou seus seguidores nas redes sociais.
A curto prazo quem sabe vai ganhar dinheiro.
Mas para qualquer empresa – ainda mais de comunicação – estar associada à mentira e enganação simplesmente não é sustentável.
Essa a lição de marketing do caso Bettina.