Bolsonaro facilita acesso de crianças e adolescentes a armas
O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira (7) um decreto que flexibiliza o acesso de menores de idade a clubes de tiro. A informação é da “Época“.
Agora, bastará a autorização de um dos responsáveis legais para que menores de idade possam praticar tiro em clubes privados — como funciona nos Estados Unidos, por exemplo, em que se tornou comum adolescentes serem os autores de assassinatos em massa.
Antes, a autorização só era permitida mediante autorização judicial.
- Vindima na Serra Gaúcha: experiência inesquecível entre parreirais e vinhos
- Doença de Parkinson: estudo aponta dois fatores evitáveis
- PlayStation Store: 4 Jogos Multiplayer de Esporte Imperdíveis nas Ofertas de Férias
- 27 cursos gratuitos da USP para fazer em casa e melhorar seu currículo
O decreto também altera um conjunto de normas sobre o uso de armas no país. Uma delas é a facilitação do porte de armas para diversas categorias, como caminhoneiros, políticos eleitos, advogados e agentes de trânsito.
O texto também classifica como de uso permitido armas que antes eram restritas a forças de segurança, como a pistola 9 mm, que só pode ser usada por Exército, Polícia Federal, e Polícia Rodoviária Federal; e a pistola calibre .40, comumente utilizada por policiais civis e militares.
O novo decreto altera, ainda, as regras sobre importação de armas e sobre o número de cartuchos que podem ser adquiridos por ano – que passam de 50 para 1 mil em caso de armas de uso restrito e 5 mil, nas de uso permitido.