Bolsonaro perde guerra no Twitter para ‘balbúrdia’ de ministro

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

Levantamento feito pelo “O Globo” revela que cinco assuntos dominavam o debate político no Twitter: corrupção, economia, segurança, direitos humanos e educação .

Desde 31 de dezembro de 2018 até a última quinta-feira, cinco assuntos dominavam o debate político no Twitter.

Bolsonaro
Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil 

Entre 31 de dezembro de 2018 e a última quinta-feira (16), estes temas foram assunto em 140 milhões de tuítes analisados pelos pesquisadores da Diretoria de Análises de Políticas Públicas da FGV (DAPP-FGV).

Outro dado do levantamento mostra que Bolsonaro perdeu a guerra no Twitter, sua principal rede social.

O ranking de tópicos mais comentados do Twiiter se transformou radicalmente a partir de 30 de abril, quando a educação tomou a frente no debate, antes polarizado entre corrupção e economia.

Somente naquele dia, mais de 315 mil tuítes foram relacionados a educação. O motivo, segundo o levantamento publicado pelo “O Globo”, foi o anúncio de contingenciamento de recursos em três universidades federais feito pelo ministro Abraham Weintraub sob a alegação de que promoviam “ balbúrdia ” e tinham “baixo desempenho”.

“Desde então, não há outro tema que não o da educação no topo das discussões políticas na rede social. O número de 315 mil tuítes sobre o assunto no dia do anúncio dos cortes saltou para 1,789 milhão na última quarta-feira, quando centenas de milhares tomaram as ruas do país em protestos contra os cortes”, revela o “O Globo”.

1 / 8
1
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
2
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
3
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
4
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
5
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
6
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
7
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
8
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural