Dimenstein: o misterioso visto americano do guru de Bolsonaro

Por: Gilberto Dimenstein
Informação do Wikipedia: Olavo aparece como fundador do Instituto

Há um mistério em torno do visto americano do filósofo Olavo de Carvalho, que já se ofereceu como embaixador nos EUA ao governo Bolsonaro.

Diante do pedido de esclarecimento sobre o visto, Olavo de Carvalho preferiu atacar:

A vida e as opiniões de Olavo de Carvalho estão sendo mais conhecidas por sua influência no governo Jair Bolsonaro. Ele esteve por trás de duas indicações: Ernesto Araújo, para Relações Exteriores, e Vélez Rodrígues, Educação.
Na sua primeira entrevista, o já presidente eleito apresentou, na mesa, livros que o influenciavam: a “Bíblia” e a “Constituição”, “O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota”, de Olavo de Carvalho, e “Memórias da Segunda Guerra”, de Winston Churchill.
Ele foi, portanto, colocado por Bolsonaro no mesmo nível de Churchill, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.

Olavo de Carvalho garante que tem um visto especial do governo americano, conhecido como “genius visa” – é um visto oferecido para pessoas com talentos extraordinários.
Esse visto é alardeado pelo filósofo como prova de seu reconhecimento especial. Mas ele se recusa a mostrar o documento.
Esse visto exige a comprovação de habilidades especiais, reconhecidas dentro e fora dos Estados Unidos. Algo que não seria fácil comprovar para Olavo de Carvalho, que durante muito tempo ganhou a vida como astrólogo e não tem diploma de ensino superior.

Olavo de Carvalho admite que, na  “Inter-American Institute of Philosophy”, está na condição de empregador, capaz, portanto, de ajudar na emissão de vistos temporários.

A admissão nesse post aqui em que ele se admite empregador.

O endereço do instituto fica na casa de Neal Murphy, consultor da Aetna, empresa de seguros médicos.

Mas, aí, começam mais mistérios, quando procuramos informações pelo seu Facebook. Nenhuma. Apenas o endereço do site.

Aparentemente, existe alguma ligação dessa entidade com um funcionário da empresa Aetna, de seguros médicos, como se pode ver acima.

Mas quando se entra no site, também não há nenhuma informação sobre a entidade –exceto que foi fundada em 2009.

No Wikipedia, a última consulta sobre quem preside o instituto ocorreu em 2017, mostrando o nome de Olavo de Carvalho.

Mas agora quando se clica no link, não aparece mais nada.

Os posts no site nada tem de filosofia, mas de exercícios físicos e alimentação saudável.

É interessante não apenas que esses post nada tenham a ver com filosofia nem com o estilo de vida de Olavo de Carvalho, um defensor do cigarro e apreciador de churrasco de urso.

Quando ganhou licença, nos Estados Unidos, o astrólogo/filósofo Olavo de Carvalho comemorou nas redes sociais, em 2014, com uma linguagem na exatamente acadêmica: “pau no cu dos ursos”.

Ele se mostrou feliz em preparar churrasco de urso.

Diante das críticas, ele afirma que está defendendo o meio ambiente:

Compartilhe:

Por: Gilberto Dimenstein

Jornalista, educador e fundador da Catraca Livre.

1
03:38
Joice Hasselmann é a prova viva da doença mental de Bolsonaro
Joice Hasselmann não fez nada de errado em relação a Jair Bolsonaro. Como política, criou vários canais de diálogo, como …
2
02:21
Polícia Federal revela fraude do PSL
Uma operação da Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão nesta terça-feira, 15, em endereços ligados ao deputado federal …
3
02:44
Carta da prisão mostra suposto mandante da facada de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo na internet afirmando ter recebido uma carta com o nome do suposto mandante …
4
03:35
Assessor de Bolsonaro chama Coringa de esquerdista sem Deus
O filme do inimigo do Batman chegou definitivamente para colocar mais lenha na fogueira das discussões políticas. Que o diga …
5
02:46
Bolsonaro vai ter de engolir a Folha de S.Paulo sem água
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que a Polícia Federal (PF) indiciou o ministro do Turismo, Marcelo …
6
02:43
Bolsonaro briga com novos métodos medicinais
A proposta que visa liberar o cultivo da maconha medicinal no Brasil segue em discussão na Anvisa (Agência Nacional de …
7
02:42
A novela de Adélio Bispo ganha um novo aliado
Mal assumiu o cargo de procurador-geral da República, Augusto Aras já mostra estar alinhado com Jair Bolsonaro ao aderir à …
8
02:49
Entenda por que Lula não quer sair da cadeia
O ex-presidente Lula reafirmou nesta segunda-feira, dia 30, que não vai aceitar a proposta feita pela força-tarefa da Operação Lava-Jato …