Extinção de conselhos federais é acinte à sociedade

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

Na semana em que completou cem dias no cargo, o presidente Jair Bolsonaro anunciou um “pente fino” nos conselhos federais.

Esses grupos atuam com representados do governo e da sociedade civil para criar, executar e monitorar as ações de órgãos públicos e estatais.

Bolsonaro
Crédito: Alan Santos/PR 

Dezenas deles serão extintos a partir de 28 de junho.

Para o governo, a extinção desses conselhos representa economia aos cofres públicos e o fim de vestígios das administrações petistas. Já que a maioria foi criado no governo Lula.

Para as colunistas da Folha Antonia Pellegrino e Manoela Miklos, o ministro Ónix Lorenzoni (Casa Civil) deixou isso claro ao afirmar que a maioria dos conselhos são “desnecessários, irremediavelmente esteados na ‘visão ideológica dos outros governos’ e amparados por um entendimento ‘deturpado’ da participação social”.

“Curioso é que o argumento nunca é usado para auxílios-paletó ou para auxílio-moradia para políticos. Esses gastos sempre cabem na tal da conta. Os conselhos, pilares da democracia brasileira pelos quais a sociedade lutou por décadas, é que estouram a conta”.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
2
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
3
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
4
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
5
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
6
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
7
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural
8
03:50
DITADURA PROVOCA GUERRA NAS REDES