Folha: Ministro contraria decreto de Bolsonaro e nomeia amigo
Contrariando um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, nomeou um amigo para a direção do departamento de recursos externos da secretaria-executiva da pasta.
De acordo com a Folha, a nomeação do empresário André Pitaguari Germanos, 44 anos, ligado ao movimento Endireita Brasil, não preenche nenhum dos três critérios exigidos para o cargo.
- Bolsonaro pediu PF do RJ, diz moro em depoimento obtido na íntegra pela CNN
- Saiba quem é Jorge Oliveira, o novo ministro da Justiça do governo Bolsonaro
- Coronavírus: Bolsonaro decreta atividades religiosas como serviços essenciais
- PSL contratou PMs de forma ilegal para proteger Bolsonaro na campanha
O cargo a ser assumido por Germanos é classificado pelo governo como ‘DAS – 5’.
Segundo o decreto 9727/19, o nomeado para o cargo de assessoramento superior de nível cinco deve atender a pelo menos um dos três critérios: experiência profissional na área de atuação do órgão ou do cargo; experiência em comissão ou função de confiança em qualquer poder público; ou ainda título de mestre ou doutor em área correlata à atuação do órgão ou do cargo.
A Folha apurou que André Germanos é formado em administração pública pela universidade Mackenzie e tem um vasto currículo no mercado financeiro.
“Especializado em negociação, planejamento de negócios, gestão de ativos, transações imobiliárias e mercado de capitais, tendo assessorado investidores individuais e institucionais, locais e internacionais”, diz a descrição destacada em sua página no Linkedin. A descrição na página também aponta que ele atualmente é sócio das empresas AG & RG Investimentos Imobiliários, Cushman & Wakefield Negócios Imobiliários e Liquidez Fomento Mercantil.
André Germanos também foi casado com Patrícia Nahas, filha do investidor Naji Nahas – conhecido como responsável pela queda da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em 1989.