‘Governar não é tuitar’, diz Estadão em editorial a Bolsonaro

" O governo hoje é exercido por alguém sem condições de saúde para tal"

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

O jornal “O Estado de S. Paulo” faz um duro editorial nesta terça-feira (12) criticando a decisão do presidente Jair Bolsonaro de não passar a presidência da República ao vice Hamilton Mourão, enquanto se recupera de uma cirurgia no Hospital Albert Einstein, onde está internado desde 27 de janeiro.

“Governar não é tuitar”, diz o título do editorial em referência a intensa atividade de Bolsonaro no Twitter. Segundo o jornal, “governar demanda presença, articulação, lucidez – isto é, tudo o que Bolsonaro, convalescente e a reboque dos filhos e dos aliados mais radicais, ainda não conseguiu oferecer ao País”.

Bolsonaro
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil“O governo hoje é exercido por alguém sem condições de saúde para tal”, diz o jornal sobre a saúde de Bolsonaro

“Em vez de delegar suas funções para o vice-presidente Hamilton Mourão, conforme estabelece a Constituição e manda o bom senso, Bolsonaro julgou que poderia logo retomar a dura rotina presidencial –até mesmo uma espécie de gabinete foi montado no quarto do hospital para que ele pudesse despachar”, diz ainda o texto.

Em outro trecho, o jornal diz que “é preciso que haja alguém com autoridade constitucionalmente reconhecida no exercício do cargo para deliberar sobre os assuntos do governo e orientar os ministros. Do contrário, haverá indesejável paralisia administrativa – como a que o País assiste agora em razão da prolongada internação do presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro está há 16 dias internado e deve ter alta nesta quarta-feira (13), segundo os médicos. Neste período, o presidente não recebeu a visita do seu vice.

Mourão tem sido alvo de críticas dos filhos de Bolsonaro, que têm muita simpatia pelo general da reserva. Para o clã Bolsonaro, Mourão tem tentado se apresentar como um contraponto ao presidente. O encontro com liderança da CUT, na semana passada, teria sido a gota d’água.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:30
Mestres da Criatividade: tatuagens de crochê são sucesso mundial
Ideias criativas de tatuagens, como essas deste vídeo, são apenas um exemplo de vários outros que você vai encontrar na …
2
02:07
Detentas grávidas emocionam nas redes
Detentas grávidas ganharam ensaio fotográfico em um presídio na Paraíba. Os books são disponibilizados para as famílias e eternizam belos …
3
01:40
Cadeira de rodas feita por estudantes muda a vida de uma criança
No estado de Minnesota, Estados Unidos, estudantes do ensino médio da escola Farmington High School criaram uma cadeira de rodas …
4
10:29
Antônio Fagundes: Uma aula de disciplina com criatividade
Quem não se lembra do Pedro da dupla de caminhoneiros "Pedro e Bino", da série "Carga Pesada" na Rede Globo? …
5
05:30
Grávida aos 41 depois 30 sessões de quimioterapia
Beleza contra o câncer. Um diagnóstico que ninguém quer ouvir. 5 anos de tratamento contra um câncer de mama agressivo. Mastectomia dupla. O namorado …
6
47s
Poder da imaginação: videos mostram as coisas mais criativas
Um homem paraplégico que voltou a andar. Tatuagens que devolveram a autoestima de mulheres que passaram por mastectomia. E mil e uma …
7
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
8
09:15
A receita da paixão de Fernanda Montenegro
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …