Joana D’Arc: a heroína brasileira que virou filme

Por: Jacqueline Cordeiro | Comunicar erro

Vai ter filme com heroína brasileira!

A Globo Filmes começou a produzir um filme sobre uma mulher genial que é um exemplo de persistência, dedicação e superação: Joana D’Arc Félix de Souza.

A nossa heroína nasceu em Franca (sem cedilha mesmo), interior de São Paulo, filha mais nova de uma empregada doméstica e de um profissional de curtume.

Aprendeu a ler sozinha e aos 14 anos pôde escolher dentre três Universidades onde foi aprovada no curso de Química: USP, UNICAMP e UNESP. Decidiu-se por Campinas, o que significou um esforço maior dos pais para conseguirem pagar suas despesas fora de casa.

Saiu da UNICAMP vitoriosa e doutora 10 anos depois, indo direto para a Universidade Clemson na Carolina do Sul e depois para a Universidade Harvard, nos Estados Unidos, onde se tornou PHD em Química.

Com vários trabalhos científicos publicados,  Joana é ganhadora de 82 prêmios e já registrou 15 patentes nacionais e internacionais.

Hoje é professora de química na ETEC Prof. Carmelino Corrêa Júnior em sua cidade natal e comprova que é possível desenvolver pesquisas de ponta com estudantes do ensino médio e fora das grandes universidades. Com essa ação conseguiu reduzir a evasão escolar e diminuir a distância dos alunos até o sonho da universidade.

Essa trajetória vitoriosa será o roteiro que veremos nas telas do cinema onde o grande público conhecerá além dos grandes feitos de Joana, a mulher boa, simples e determinada que é. A tarefa de interpretá-la será da atriz Taís Araújo.

A nossa heroína, a cientista Joana D’Arc Félix de Souza, se surpreendeu com a notícia da produção do filme sobre sua vida: “Aí, caiu a ficha: ‘nossa, estou fazendo trabalhos interessantes em prol da sociedade, do meio ambiente, da saúde humana’. É possível vencer na vida através da educação. Somente através dela é possível alcançar uma transformação social efetiva e estou contente por isso”.

Autor: Jacqueline Cordeiro

1 / 8
1
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
2
05:30
Grávida aos 41 depois 30 sessões de quimioterapia
Beleza contra o câncer. Um diagnóstico que ninguém quer ouvir. 5 anos de tratamento contra um câncer de mama agressivo. Mastectomia dupla. O namorado …
3
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
4
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
5
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
6
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
7
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
8
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural