Joana D’Arc: a heroína brasileira que virou filme

Por: Jacqueline Cordeiro Comunicar erro

Vai ter filme com heroína brasileira!

A Globo Filmes começou a produzir um filme sobre uma mulher genial que é um exemplo de persistência, dedicação e superação: Joana D’Arc Félix de Souza.

A nossa heroína nasceu em Franca (sem cedilha mesmo), interior de São Paulo, filha mais nova de uma empregada doméstica e de um profissional de curtume.

Aprendeu a ler sozinha e aos 14 anos pôde escolher dentre três Universidades onde foi aprovada no curso de Química: USP, UNICAMP e UNESP. Decidiu-se por Campinas, o que significou um esforço maior dos pais para conseguirem pagar suas despesas fora de casa.

Saiu da UNICAMP vitoriosa e doutora 10 anos depois, indo direto para a Universidade Clemson na Carolina do Sul e depois para a Universidade Harvard, nos Estados Unidos, onde se tornou PHD em Química.

Com vários trabalhos científicos publicados,  Joana é ganhadora de 82 prêmios e já registrou 15 patentes nacionais e internacionais.

Hoje é professora de química na ETEC Prof. Carmelino Corrêa Júnior em sua cidade natal e comprova que é possível desenvolver pesquisas de ponta com estudantes do ensino médio e fora das grandes universidades. Com essa ação conseguiu reduzir a evasão escolar e diminuir a distância dos alunos até o sonho da universidade.

Essa trajetória vitoriosa será o roteiro que veremos nas telas do cinema onde o grande público conhecerá além dos grandes feitos de Joana, a mulher boa, simples e determinada que é. A tarefa de interpretá-la será da atriz Taís Araújo.

A nossa heroína, a cientista Joana D’Arc Félix de Souza, se surpreendeu com a notícia da produção do filme sobre sua vida: “Aí, caiu a ficha: ‘nossa, estou fazendo trabalhos interessantes em prol da sociedade, do meio ambiente, da saúde humana’. É possível vencer na vida através da educação. Somente através dela é possível alcançar uma transformação social efetiva e estou contente por isso”.

Por: Jacqueline Cordeiro

1
02:21
Polícia Federal revela fraude do PSL
Uma operação da Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão nesta terça-feira, 15, em endereços ligados ao deputado federal …
2
02:44
Carta da prisão mostra suposto mandante da facada de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo na internet afirmando ter recebido uma carta com o nome do suposto mandante …
3
03:35
Assessor de Bolsonaro chama Coringa de esquerdista sem Deus
O filme do inimigo do Batman chegou definitivamente para colocar mais lenha na fogueira das discussões políticas. Que o diga …
4
02:46
Bolsonaro vai ter de engolir a Folha de S.Paulo sem água
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que a Polícia Federal (PF) indiciou o ministro do Turismo, Marcelo …
5
02:43
Bolsonaro briga com novos métodos medicinais
A proposta que visa liberar o cultivo da maconha medicinal no Brasil segue em discussão na Anvisa (Agência Nacional de …
6
02:42
A novela de Adélio Bispo ganha um novo aliado
Mal assumiu o cargo de procurador-geral da República, Augusto Aras já mostra estar alinhado com Jair Bolsonaro ao aderir à …
7
02:49
Entenda por que Lula não quer sair da cadeia
O ex-presidente Lula reafirmou nesta segunda-feira, dia 30, que não vai aceitar a proposta feita pela força-tarefa da Operação Lava-Jato …
8
02:47
‘Gabinete do ódio’ de Bolsonaro gera crise entre seus filhos
No discurso para seu público, Jair Bolsonaro culpa a “grande imprensa” como a principal responsável pelo derrocada de sua popularidade …