Lei de Bolsonaro vai beneficiar impunidade no trânsito

Uma das propostas é que a CNH só seja suspensa quando o motorista atingir 40 pontos ao longo de 12 meses, e não mais 20

09/04/2019 12:30

O presidente Jair Bolsonado deve ao Congresso nas próximas semanas o projeto de lei que prevê o aumento do prazo de validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e também a quantidade de pontos pela qual o motorista perde a habilitação em caso de acúmulo de infrações de trânsito.

A informação é do ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), que disse que encaminhará o texto ainda esta semana para análise do Planalto.

Carro envolvido em acidente de trânsito na avenida Paulista, região central de São Paulo
Carro envolvido em acidente de trânsito na avenida Paulista, região central de São Paulo - Paulo Pinto/Fotos Públicas

A ideia é que a CNH só seja suspensa quando o motorista atingir 40 pontos ao longo de 12 meses, e não mais 20 como é atualmente.

Já a validade da CNH passaria dos atuais cinco anos para dez. A proposta foi anunciada por Bolsonaro ainda durante a transição.

Se aprovada, a medida vai beneficiar os motoristas os infratores e contribuir para mais mortes no trânsito. O Brasil é um dos países onde mais se morre no trânsito. Em 2016, foram 37 mil mortos.

No final de março, Bolsonaro já havia determinado o cancelamento da instalação de 8 mil novos radares nas rodovias federais do Brasil.

“Sabemos que a grande maioria destes têm o único intuito de retorno financeiro ao estado”, disse na oacisão;.