Servidor troca ‘ditadura militar’ por ‘regime militar’ na Wikipédia

Por: Gilberto Dimensteins | Comunicar erro

Dois órgãos do governo federal se viram em uma disputa na enciclopédia digital Wikipédia envolvendo um verbete ligado ao ex-presidente Emilio Garrastazu Médici. . A informação é do “O Globo”.

Um funcionário do Serpro (Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal) usou um computador do órgão para o termo “ditadura militar ” para ” regime militar “.

Minutos depois, um computador ligado ao Ministério da Saúde alterou o verbete, invertendo de “regime” para “ditadura”, mas em outro trecho do artigo.

Emilio Garrastazu Médici

De acordo com o “Globo”, a primeira alteração ocorreu às 18h30 da quinta-feira, no primeiro parágrafo do artigo sobre Médici, na frase que diz que ele “foi o 28º Presidente do Brasil, o terceiro do período da ditadura militar” na rede do Serpo.

Quinze minutos depois, em outro trecho, parágrafos abaixo que tinham a redação “regime militar” tiveram alteração inversa: “pelo menos dois fatos fizeram de Médici um dos mais incomuns presidentes no regime militar, inaugurado em 1964”.

As alterações foram identificadas por um robô que monitora mudanças na Wikipédia a partir de computadores das redes dos três poderes federais.

O programa é o mesmo que identificou alterações  no verbete da jornalista Míriam Leitão , em 2014 também em computadores do governo.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:53
Como a passagem de um livro virou uma música sublime
Numa passagem da obra-prima "O tempo e o Vento", de Érico Veríssimo, a protagonista Ana Terra se encanta com sua …
2
02:49
O sonho de uma cidade catraca livre
A Catraca Livre acredita que a educação e a cultura podem derrubar os muros do medo e construir pontes de …
3
03:44
O fascinante jogo de ilusão das pinturas corporais
Johannes Stötter é conhecido no mundo todo por seu surpreendente trabalho de body painting, pintura corporal. Antes de mais nada, vale …
4
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
5
03:05
Um tanque de guerra que dispara conhecimento
Um tanque de guerra que dispara livros e conhecimento? Conheça o projeto de intervenção urbana "Arma de Instrução em Massa" …
6
04:41
Fãs de Heavy Metal e a música erudita de João Carlos Martins
O ex-vocalista do Angra, Edu Falaschi, resolveu comemorar os 15 anos do álbum “Temple of Shadows”, com uma turnê que …
7
03:54
A arte da improvisação: criatividade em alta velocidade
A arte da improvisação necessita de grande capacidade criativa do artista. A multi-instrumentista Carol Panesi consegue ouvir sons de estilos diferentes …
8
01:28
Menino inventa brinquedos e o resultado é surpreendente
Um menino de uma região pobre das Filipinas, país localizado no sudeste asiático, usou de sua criatividade para superar os …