Uma ótima explicação ao fracasso da popularidade de Bolsonaro

Por: Redação

Todas as pesquisas de opinião mostram uma derrocada na popularidade de Jair Bolsonaro.

Quando começou a governar, 88% dos eleitores imaginavam que o governo seria ótimo ou bom.
Caiu agora para 54%. Entre os mais pobres, foi para 26%.

A questão levantada pelo colunista Bruno Boghossian, da Folha: Se Bolsonaro cumpriu promessas, por que sua popularidade cai?

Temos de reconhecer que ele tirou de papel muitas das promessas de campanha: posse de arma, apoio a Israel, ataques à “velha política”, enfrentando o Congresso, acabar com a “esquerdização” do Ministério da Educação, e por aí vai.

Mas Bolsonaro apenas caiu – e profundamente.

O que aconteceu.

A explicação do colunista:

A resposta mais razoável é que nada disso importa de verdade para o eleitor. O discurso de Bolsonaro cumpriu papel simbólico durante a campanha, mas ficou vencido depois que ele subiu a rampa do Planalto.

Antipetistas e gente farta da política em geral podem ter votado naquele deputado transgressor por diversos motivos. Alguns não ligavam para seus absurdos e outros aderiram à campanha acreditando que ele não faria tudo aquilo que prometia.

Os confetes conservadores, a polêmica do golden shower e as caneladas nos políticos não fazem nenhuma diferença nas pautas que interessam mais à população: a segurança e a economia. Nessas duas áreas, o presidente enfrenta dificuldades.