​Nove Entre Dez Grandes Sites Estão Vazando Seus Dados

A esmagadora maioria dos sites que você visita envia seus dados para terceiros, muitas vezes sem sua permissão ou conhecimento. Tudo bem, isso não chega a ser uma grande novidade, mas a escala desses vazamentos é, sim.

Tim Libert, um pesquisador de privacidade da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicou uma nova pesquisa que busca quantificar todos os “mecanismos de comprometimento de privacidade” em um milhão dos sites mais populares do mundo. Sua conclusão? Nove a cada dez sites estão distribuindo informações para terceiros sem que o usuário saiba.”

Libert usou um software próprio de código aberto chamado webXray — o mesmo programa usado anteriormente para analisar rastreadores em sites de pornografia esaúde – e descobriu que a maioria deles estava coletando dados dos usuários e os espalhando por aí.

“Sites que vazam dados de usuários entram em contato com uma média de nove domínios externos”, ele escreveu na nova pesquisa, publicada no International Journal of Communication. “Isso indica que os usuários podem ser rastreados por diversas entidades em conjunto.”

Em resumo, quando você visita um site – digamos que o Airbnb.com, o Yahoo.com ou o Motherboard.tv –, repassará seus dados a outros nove sites externos. Estão inclusos nessa lista o Google (por meio do seu software de análise, instalado em 46% dos sites da web, de acordo com a pesquisa de Libert), Facebook e WordPress.

Além disso, Libert descobriu que “mais de 6 entre 10 sites geram cookies de terceiros; e mais de 8 entre 10 sites carregam códigos de Javascript de terceiros no computador dos usuários”. O rastreio, me disse Libert, é “absolutamente endêmico”. [Continue lendo aqui.]