10 dicas para uma festa infantil linda e sustentável

Simplicidade é a nova Sustentabilidade. Fato. O movimento da simplicidade não é novo, mas só começou a bombar há pouco tempo. Duane Elgin plantou a semente lá em 1981, definindo a “simplicidade voluntária” como um estilo de vida onde se decide: “usar menos, gastar menos, demandar menos” – mas só agora o movimento começou a ganhar tração. É uma decisão. Ou seja, não é o estilo de vida que cai no seu colo porque o país está em crise ou porque você perdeu o seu emprego. É voluntário! O desafio é que a sua festa seja simples e sustentável. Por isso, cuidado com a armadilha: uma festa pode ser sustentável, sem ser simples. Não caia no erro de achar que basta “brifar” um decorador de festas, comprar pratos, talheres e copos de papel reciclado, servir suco verde e doar os presentes. Se for faraônica, a festa pode *até* ser sustentável, mas não é simples. Mas na simplicidade vai ter muito mais envolvimento, mais mão na massa e mais conexão.

Mesinha natureba é uma das opções

1- Decisão

Quando se trata de sustentabilidade, as pessoas têm mania de grandeza. Ficam planejando o dia que, finalmente, vão comprar a tal caixa da compostagem; que, finalmente, vão instalar os painéis solares; que, finalmente, vão se mudar para aquela ecovila auto-sustentável, no meio da mata nativa, com 4 nascentes, reflorestamento permacultural, vaquinhas e cabras, cata-ventos e biodigestores. Enquanto não chegam lá, ficam no que eu chamo de limbo da culpa. Não fazem o grande, mas também não fazem o pequeno. Fazer uma festa simples e sustentável está na categoria de decisões em prol da sustentabilidade que geram pouca fricção no nosso modus operandi. Requer um pouco de planejamento, disposição e pronto. É só fazer a primeira, que depois fica tão automático quanto levar a sua sacola para o supermercado e recusar os benditos copos de plástico que teimam em aparecer no seu caminho. Então decida pela primeira!

2 – Mantra da Simplicidade

Tem que ter muito foco no: “usar menos, gastar menos, demandar menos”. Isso inclui não substituir um consumo por outro. Portanto, para cada decisão de consumo sobre a festa, minha dica é sempre voltar para o mantra da simplicidade. Se você vai “usar menos, gastar menos e demandar menos” – manda bala!

3- Convite

Completamente dispensável procurar um papel-reciclado-amigo-do-meio-ambiente. Completamente dispensável imprimir seu convite em um papel-reciclado-plantável-ecológico-e artesanal. O convite não precisa de papel e ponto. Não significa que vai ficar sem bossa. Para criar um convite virtual incrível, você tem inúmeras opções. Pode se aventurar criando do zero usando o Picmonkey ou algo similar. Pode usar modelos pré-prontos do Evite ou do Paperless Post, sem custo algum. E, ainda, pode comprar por um preço camarada modelos na Elo7 ou na Etsy, que são customizados pelos próprios designers em um prazo médio de até 48 horas.

Continue lendo aqui.