10 documentários para amantes da música brasileira
Está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil o filme “Cássia”, de Paulo Henrique Fontenelle – que aborda a trajetória de Cássia Eller, uma das grandes intérpretes da nossa música.
Aproveitando a repercussão do filme, o Cineclick, site especializado em cinema, montou uma lista com dez outros documentários que recuperam a história da música popular brasileira por meio de grandes ícones.
Cartola, Tom Zé, Paulinho da Viola e Wilson Simonal são alguns grandes artistas que ganharam perfis na telona e integram a seleção. A maioria dos filmes pode ser vista gratuitamente via streaming em plataformas como o Netflix (que oferece acesso sem custo pelo prazo de 30 dias) e Crackle. Veja a seguir alguns destaques da lista:
- Casa de Cultura do Parque tem finais de semana recheados de música, literatura, oficinas e muito +
- 24 filmes estreiam nos cinemas ainda em 2023; fique por dentro!
- 12 filmes brasileiros para assistir nos cinemas ainda em 2023
- 7 filmes para ver antes da estreia de ‘Barbie’ nos cinemas
“Paulinho Da Viola – Meu Tempo É Hoje” (2003) – O Príncipe do Samba é o personagem principal e dá nome ao rico retrato do mais sofisticado dos sambistas brasileiros. Sua relação de amor com a Portela, as inspirações e pensamentos do compositor permeiam o retrato emocionante de Izabel Jaguaribe.
“Cartola: Música para os Olhos” (2006) – Dirigido pelos consagrados Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, o documentário une imagens de arquivo e depoimentos para contar a história de um de nossos maiores gênios, sambista que construiu lá do morro a sua história.
“Fabricando Tom Zé” (2006) – Gravado durante a turnê com Tom Zé fez pela Europa no ano anterior, Fabrincando fala sobre sua longa e frutífera trajetória, sua visão peculiar da música e seu relacionamento nada convencional com Neusa, sua esposa. Uma bela homenagem para um de nossos maiores.
A lista completa está disponível no Cineclick.