10 páginas no Facebook para curtir no Dia da Consciência Negra

18/11/2015 11:32 / Atualizado em 07/05/2020 01:16

 
 

A jornalista Neomisia Silvestre tem uma biografia múltipla e repleta de ações ligadas à questão racial no Brasil. Além de trabalhar em jornais e revistas independentes, ela já atuou em ONGs, se envolveu com teatro e fotografia, escreveu livros e – até meses atrás – esteve à frente de um programa de rádio dedicado ao combate à violência contra jovens negros.

Agitadora cultural, ela é uma das idealizadoras da festa paulistana “Hot Pente” – que celebra a cultura Hip-Hop – e também uma das articuladoras do “Movimento do Orgulho Crespo”, que nos últimos meses tem promovido marchas em diversas capitais brasileiras.

Aproveitando a chegada do Dia da Consciência Negra, o Catraca Livre convidou a jornalista para indicar 10 páginas no Facebook que a inspiram no seu dia a dia de ativismo em prol da igualdade racial, de gênero e de valorização da estética afro.”Sempre paro a timeline quando vejo postagens dessas páginas”, ela comenta antes de indicar endereços que combinam temas como moda, música, ativismo social e poesia.

Veja a lista a seguir:

1. Geledés – Instituto da Mulher Negra 
 
 

É uma das principais referências em conteúdos sobre racismo, sexismo e valorização das mulheres negras. Publica conteúdos de outros sites.”

2. Empoderadas 
 
 

“Com sensibilidade e potência visual e documental, bota foco em histórias e ações de mulheres negras por meio de uma websérie.”

3. Liniker 

“Desses fenômenos musicais e performáticos que desassossegam a gente à primeira vista e deixam um querer mais a cada postagem.”

4. Nikis Groove


 
 

“Projeto francês de ilustração, retrata mulheres negras empoderadas com muita delicadeza.”

5. Alma Preta 
 
 

“Mídia negra independente feita por uma molecada que lança luz nas discussões raciais do Brasil, também valorizando outros eventos e/ou projetos de relevância para o debate.”

6. Afropunk

 
 

“Pra mim, uma das melhores plataformas pra se acompanhar no que diz respeito a comportamento, moda, life style, política e música num âmbito negro internacional contemporâneo. Realizam anualmente o melhor festival de música preta do mundo. Apenas!”

7. Alpiste de Gente

“Vídeo-Poesia que acalma o dia toda vez que surge na timeline. Projeto do músico Jairo Pereira, um dos cantores da digna banda: Aláfia (outro trabalho que vale acompanhar).”

8. DaMata
 
 

“É referência em auto-maquiagem para pele negra; essa ausência que ainda nos acompanha.”

9. Black Fashion Stars 

 
 

“Reúne fotos de negras e negros radiantes e estilosos – como o próprio nome sugere.”

10. Marcha do Orgulho Crespo Brasil 

 
 

“Movimento que vem inspirando mulheres do Brasil e do mundo a (re)pensarem uma estética negra oprimida historicamente e fazer uso dela como forma de combate ao racismo. Organizado pela Hot Pente e Blog das Cabeludas.”