17 cientistas da Microsoft revelam o que esperar para 2017

16/12/2016 12:22 / Atualizado em 07/05/2020 04:35

O final do ano está chegando, e a época de “listas” e “predições” para o futuro já começou. Pensando nisso, o blog da Microsoft convidou 17 cientistas mulheres para contar um pouco do que podemos esperar para 2017 e a opinião delas sobre o que pode estar acontecendo em questão de tecnologia no mundo daqui à 10 anos, ou seja, 2027.

Seguindo o foco da empresa em construir um futuro mais justo e igualitário, o canal não convidou essas 17 cientistas à toa. Mesmo representando cerca de 50% da população mundial, mulheres representam menos de 20% da parcela de graduadas em áreas da ciência.

A intenção é mostrar que mesmo a indústria sendo dominada atualmente por homens, não só no dia a dia das empresas, como na mídia, existem sim mulheres brilhantes na área de tecnologia e que suas vozes devem ser ouvidas. E agora, vamos ouvir um pouco o que elas têm a dizer sobre o nosso futuro próximo e não tão próximo assim?

Realidade Virtual

Mar Gonzales Franco, pesquisadora da Microsoft Research NExt

Em 2017 veremos o surgimento de dispositivos de realidade virtual que apresentam melhor rastreamento de corpo. Um resultado positivo disto será a capacidade de experimentar a personificação de avatares virtuais a partir de uma perspectiva em primeira pessoa.

Em 2027, teremos sistemas de realidade virtual onipresentes que fornecerão experiências multissensoriais ricas. Usando esta tecnologia, os seres humanos vão treinar, recalibrar e melhorar seus sistemas perceptivos. No futuro a experiência de realidade virtual se expandirá para outras modalidades sensoriais, incluindo os dispositivos tácteis com haptic.

Pesquisa e armazenamento de informações

Susan Dumais, cientista e diretora do laboratório de pesquisa em Redmond, Washington

Em 2017 a aprendizagem profunda na busca e na recuperação da informação se tornará mais robusta. Ao longo dos últimos anos, vimos avanços em reconhecimento de fala, compreensão de imagem e processamento de linguagem natural, que foram conduzidos por novas arquiteturas de aprendizagem. No próximo ano, os modelos de aprendizagem continuarão a melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa na web e levarão a melhorias gerais na compreensão de documentos e na articulação de consultas.

Para continuar lendo as predições das cientistas da Microsoft, você pode clicar aqui!