54ª Bienal de Arte de Veneza começa neste sábado

Veneza inaugura a 54.ª Bienal de Arte para o público no próximo dia 4. Sob o tema “ILLUMInações”, essa edição conta com a curadoria da suíça Bice Curiger, que ao lado de mais de oitenta curadores espalhados pelo mundo, foi responsável pela programação.

Encarregada pela organização brasileira, a Fundação Bienal de São Paulo, convidou curadores da 29ª Bienal de São Paulo (2010) para deliberar quais artistas e obras ocupariam o pavilhão do Brasil. Os curadores decidiram apresentar apenas um artista: Artur Barrio.

Nascido em Portugal, em 1945, mudou-se para o Brasil ainda criança. Sua arte foi precursora no campo experimental da arte contemporânea brasileira.

Artur Barrio nasceu em Portugal em 1945 e mudou-se para o Brasil ainda criança. Em fins da década de 1960, começou a tecer uma das obras mais originais no campo experimental da arte contemporânea brasileira. Leia mais.

Nesta edição Bienal “ILLUMinazioni-ILLUMinations” contará com 83 artistas de diferentes cantos do mundo, incluindo 32 novos profissionais nascidos após o ano de 1975 e mais 32 artistas mulheres.

Segundo Bice Curiger, “ILLUMInations” enfatiza o insight e traz à luz algo que está para configurar-se e pelo encontro entre a arte e a habilidade de intuir ferramentas de percepção a matéria é construída.”Enquanto a última Bienal “Making Worlds” elevou ao máximo a criatividade construtiva, “ILLUMInation” focará na luz, em iluminar a experiência, por exemplo, em epifanias oriundas de uma intercomunicação e compreensão intelectual”, coloca a diretora.

“A Bienal é como se fosse uma máquina de fazer ventar. A cada dois anos, sacode a floresta, revela verdades escondidas, dá uma nova força e ilumina novas possibilidades, mostrando velhos troncos e persistentes galhos através de diferentes perspectivas. A Arte aqui é uma constante evolução”, revela Paolo Baratta, presidente da Bienal.

Confira alguns trabalhos que serão exibidos:

Por Redação