3 razões para usar a influência de atletas no engajamento de campanhas durante as Olímpiadas
Presença constante dessas personalidades nas redes sociais pode ser a chave para o sucesso das ações de marketing de influência ao longo de todo o ano
Com as Olimpíadas de Paris se aproximando, as marcas estão buscando ampliar o engajamento de suas campanhas nas redes sociais por meio da parceria com atletas e ex-atletas olímpicos.
Uma análise da Inflr, adtech especializada em ações de marketing de influência, aponta que o engajamento desses atletas, que possuem um público forte e que podem trazer muito mais êxito às campanhas ao longo de todo ano, podem ser a chave para o sucesso das ações de marketing de influência.
Mas por que essa estratégia é campeã? Para responder a essa pergunta, listamos abaixo 3 motivos levantados pela adtech que podem mostrar a força desses perfis antes e depois dos jogos:
1. Público engajado e conteúdo autêntico
Esses atletas já têm uma torcida fiel e conectada, pronta para interagir com as marcas parceiras. Além disso, a paixão pelo esporte garante posts e stories genuínos, que conectam com o público de forma natural.
E as redes sociais bombando com milhões de seguidores amplificam ainda mais a mensagem da marca.
De acordo com o Índice de Engajamento INFLR, que avaliou os níveis de engajamento de alguns atletas no Instagram durante o último mês: a skatista, Rayssa Leal, teve um engajamento de 5,39% em sua conta com 6,5 milhões de seguidores.
Já a ginasta e campeã olímpica, Rebeca Andrade, possui uma conta com 2,7 milhões de seguidores e um engajamento de 11,8%.
Além delas, o ginasta Arthur Nory, experiente representante do Brasil na modalidade, conta com 1,3 milhões de seguidores e um engajamento de 1,3%, assim como o ex-ginasta e medalhista olímpico Diego Hypolito, com 556 mil seguidores e um engajamento de 1%.
2. Valor da imagem
Mais que atletas, eles são símbolos de disciplina, superação e força de vontade, valores que inspiram o público. Associar sua marca a esses ícones do esporte aumenta o prestígio e a admiração do público.
“É fundamental para as marcas entenderem que um atleta ou ex-atleta olímpico, mesmo quando não está em competições, é um atleta para a vida toda” explica Thiago Cavalcante, especialista em marketing de influência, CSO e founder da Inflr.
A decisão de trabalhar com atletas é exclusiva da marca, porém é crucial compreender que ao desenvolver uma campanha envolvendo essas personalidades do esporte e da internet, a marca será percebida de forma mais impactante pelo público.
“Essa mentalidade de esportista, a disciplina e o espírito de superação continuam presentes e são valores que ressoam fortemente com o público”, completa.
3. Estratégias vencedoras
Comece o planejamento antes dos grandes eventos para garantir os melhores nomes e preços. Conteúdo sob medida com multissegmentação e entrega personalizada para o público-alvo da marca. E campanhas completas que exploram todos os canais do influenciador.
Uma estratégia sólida e coerente é essencial, além de ser fundamental se antecipar. Ou seja, deixar para a última hora pode acarretar em custos mais elevados. À medida que nos aproximamos de grandes eventos esportivos, a valorização da imagem dos atletas aumenta, refletindo nos cachês.
“Hoje, às vésperas da competição, fazer uma campanha com um determinado atleta pode ter um aumento de 40 a 50% em relação ao valor normalmente cobrado”, ressalta Thiago Cavalcante.
“Por esse motivo, as empresas precisam antecipar-se a essas datas significativas e criar ações com influenciadores antes mesmo do início do calendário esportivo, seja para os Jogos Olímpicos ou até mesmo para a Copa do Mundo de Futebol”, acrescenta.
Nesse contexto, o marketing de influência é uma poderosa ferramenta para potencializar o impacto das marcas junto aos consumidores.
A parceria com influenciadores relevantes e autênticos possibilita que as marcas atinjam públicos altamente segmentados e criem um entusiasmo genuíno em torno de suas campanhas.
“Associar a marca a um atleta que representa força e vitalidade, independentemente do produto a ser comercializado, é um plano inteligente e até vantajoso”, pontua Cavalcante.
“Na Inflr, nós fazemos um trabalho de multisegmentação, onde é possível entregar o mesmo conteúdo em canais específicos que se comunicam diretamente com o público-alvo da campanha, alcançando até 100% dos seguidores do influenciador. Somos únicos em estratégia de Branding 2.0 e comunicação 360°”, conclui o CSO.