Últimas notícias:

Loading...

4 passatempos que ganharam destaque durante a pandemia

Trabalho, saúde, educação e principalmente o lazer, tiveram que se adaptar aos novos tempos e à necessidade de isolamento social

Por: Redação

A pandemia de Covid-19 trouxe uma série de mudanças significativas no comportamento da sociedade. Trabalho, saúde, educação e principalmente o lazer, tiveram que se adaptar aos novos tempos e à necessidade de isolamento social.

Dentro deste cenário, muitas pessoas tiveram que encontrar novas formas de se divertir em casa. Seja se reencontrando com velhos hábitos como a leitura ou até mesmo se aventurando pelos chamados jogos mentais, como o xadrez e o poker.

Confira abaixo uma lista com 4 passamentos que ganharam destaque durante a pandemia:

Leitura

A literatura é um excelente estimulante para o cérebro, já que impulsiona a criatividade e permite o desenvolvimento do raciocínio crítico
Crédito: Banco de Imagens | Bigstock @BajarA literatura é um excelente estimulante para o cérebro, já que impulsiona a criatividade e permite o desenvolvimento do raciocínio crítico

A literatura é um excelente estimulante para o cérebro, já que impulsiona a criatividade e permite o desenvolvimento do raciocínio crítico. Os diversos gêneros disponíveis ainda possibilitam sentir todo tipo de emoção, seja em um romance bem desenvolvido ou em um mistério desafiador.

Segundo dados revelados pela pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) no ano de 2020, somente no mês de abril do ano passado o ato de ler cresceu mais de 50% em todo o território nacional e se tornou um dos principais passatempos entre os brasileiros.

Além dos clássicos títulos em papel, os formatos digitais como e-books e audiolivros também estão fazendo um enorme sucesso e já podem até ser encontrados em diversos sites para baixar livros gratuitamente.

Xadrez

A série “O Gambito da Rainha” aumentou de forma significativa o interesse do público em relação ao xadrez
Crédito: Banco de Imagens | Bigstock @AZALIAA série “O Gambito da Rainha” aumentou de forma significativa o interesse do público em relação ao xadrez

O xadrez é um dos jogos mentais que mais tem apresentado crescimento no número de fãs. E muito disso se deve ao sucesso da série “O Gambito da Rainha”, que aumentou de forma significativa o interesse do público em relação à modalidade.

A série, que estreou em outubro do ano passado na Netflix, contou com mais de 60 milhões de visualizações em menos de um mês, número que tornou a minissérie de ficção uma das mais assistidas da história da plataforma. A relevância do assunto foi tamanha que, pouco tempo após o seu lançamento, as buscas no Google por “jogos de xadrez” cresceram mais de 40%.

O sucesso do modalidade também pode ser observado por meio de outros sites na internet. Por exemplo, a página de compras norte-americana eBay teve um aumento de mais de 270% na busca de tabuleiros de xadrez enquanto o Chess.com, que permite jogar a modalidade de forma online, registrou a inscrição de mais de 3,2 milhões de membros, chegando a impressionante marca de 12 milhões de usuários.

Poker

O poker, especialmente na versão online, que pode ser praticada com um tablet, computador ou telefone celular, conta com mais de 60 milhões de jogadores nos Estados Unidos e cerca de 100 milhões espalhados pelo mundo
Crédito: Banco de Imagens | Bigstock @Jag_czO poker, especialmente na versão online, que pode ser praticada com um tablet, computador ou telefone celular, conta com mais de 60 milhões de jogadores nos Estados Unidos e cerca de 100 milhões espalhados pelo mundo

O poker, especialmente na versão online, que pode ser praticada com um tablet, computador ou telefone celular, conta com mais de 60 milhões de jogadores nos Estados Unidos e cerca de 100 milhões espalhados pelo mundo. Ele já havia crescido de forma significativa no Brasil durante a última década, mas com o auxílio da internet (especialmente a mobile) o número de entusiastas nacionais chegou a expressiva marca dos 10 milhões.

Esses números incluem tanto os competidores profissionais que dedicam a vida ao esporte e disputam torneios de alto nível, quanto aos entusiastas casuais que jogam home games entre amigos e eventualmente podem participar dessas competições através dos chamados torneios satélites, que possibilitam que qualquer pessoa tenha a oportunidade de conquistar uma vaga cobiçada com um buy-in muito mais em conta.

Maratonar séries e filmes

O Brasil é um dos principais mercados consumidores de plataformas de streaming, sendo que o país conta com o segundo maior número de assinantes da Netflix em todo mundo
Crédito: Banco de Imagens | Bigstock @Vantage_DSO Brasil é um dos principais mercados consumidores de plataformas de streaming, sendo que o país conta com o segundo maior número de assinantes da Netflix em todo mundo

O Brasil é um dos principais mercados consumidores de plataformas de streaming, sendo que o país conta com o segundo maior número de assinantes da Netflix em todo mundo. Segundo dados divulgados pela Comparitech, são aproximadamente 18 milhões de brasileiros, uma parcela significativa dos mais de 200 milhões de usuários da plataforma.

De acordo com um relatório da Motion Pictures Association (MPA), apenas no último ano ocorreu um crescimento de mais de 25% no número de assinaturas globais das mais diversas plataformas, o que correspondeu a adição de mais de 230 milhões de novas contas – trazendo o total de usuários para cerca de 1,1 bilhão.

Atualmente, as três maiores plataformas em operação no país são Netflix, Amazon Prime Video e Disney+, que juntas respondem por cerca de 68% do mercado nacional de streaming de séries e vídeos. Mas isso não quer dizer que não existam outras opções, já que Globoplay, Claro Vídeo, Telecine Play e HBO GO também possuem parcelas consideráveis do setor.


Compartilhe: