5 dicas para fazer sua banda conquistar a imprensa

11/05/2015 16:35 / Atualizado em 04/05/2020 17:19

.
.

Você tem uma banda e não sabe como estabelecer o primeiro contato com jornalistas ou imprensa especializada? Tem dúvidas de como montar um press-release e não faz ideia de como conquistar a atenção de veículo de comunicação? A jornalista Lorena Calábria pode te ajudar.

Com ampla experiência na cobertura do cenário musical brasileiro, a jornalista foi convidada pela equipe do festival Dia da Música para dar dicas a novas bandas a respeito dos primeiros contatos com a imprensa.

As dicas são para aqueles que estão dando os primeiros passos na cena braileira. “Conquiste uma plateia antes de querer conquistar o jornalista. Comece pelos amigos. Aproveite toda chance de tocar ao vivo e faça o melhor possível, ainda que a plateia seja pequena. Quando chegar a hora de um jornalista te ver, você já estará seguro no palco”, aconselha.

A seguir, veja as cinco dicas da jornalista:

Defina seu som
“Se você não se encaixa em nenhum gênero musical pré-definido, tipo rock, samba ou rap, por exemplo, tente simplificar em 3 ou 4 referências, no máximo. Não liste a sua discoteca inteira em um release.”

Seja objetivo
“Preserve somente as informações necessárias. Desnecessário saber que ‘”eu sempre quis ser cantora” ou “estamos na batalha há muito tempo”. Release não é diário. Use uma linguagem simples e direta. Um texto confuso, com muitas firulas, só serve pra atrapalhar. Gírias e expressões populares somente se fizerem parte do genero musical, como o rap, por exemplo.”

 Poupe elogios
“Um artista novo tem que estar com a autoestima lá em cima, mas não precisa colocar isso no texto. Se você foi citado numa matéria ou venceu concurso, vá lá. Mas se autodefinir como “a nova sensação”, “uma das mais promissoras” ou “som revolucionário” não vai convencer ninguém.”

Faça música, não faça humor
“Jamais use frases engraçadinhas, a não ser que seja umas das características do seu trabalho.”

Nada mais que a verdade
“Se você passou a adolescência ouvindo Jota Quest, mas cita Mutantes apenas porque “pega bem” com jornalistas, vai se dar mal. Os termos “experimental” ou “alternativo” são muito vagos. E misturar várias influências não significa necessariamente fazer um som experimental ou alternativo. Pode ser apenas isso, uma mistura.”

O Dia da Música acontecerá nos dias 20 e 21 de junho de 2015. O evento selecionará e realizará cerca de 100 shows em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de dezenas de outros shows em todo o Brasil. Mais informações estão disponíveis no site oficial.