5 time-lapses para você viajar no tempo e no espaço

Rio de Janeiro, Berlin, San Diego, Xangai e Pyongyang reunidos em vídeos e mostrados de uma forma que você nunca viu

15/08/2014 17:37 / Atualizado em 04/05/2020 14:48

Time-lapse é uma técnica cinematográfica que registra a passagem do tempo em alta velocidade. Quando aplicada em ambientes complexos como cidades, seja em planos mais abertos ou fechados, ela revela detalhes que não podem ser captados pela percepção comum que temos da passagem de minutos, horas e dias.

Pyongyang, Coreia do Norte

Mais do que qualquer outro lugar na Terra, a Coreia do Norte vive sob o desconhecimento mundial. Mas o cinegrafista JT Singh e o publicitário Rob Whitworth resolveram olhar com atenção para a capital do país, Pyongyang. O resultado pode ser conferido no vídeo.

Rio de Janeiro, Brasil

A cidade do Rio de Janeiro já é atraente por si só em qualquer dia do ano. Mas, em dia de Sapucaí, o cotidiano carioca se torna ainda mais frenético. O vídeo feito por Keith Loutit e Jarbas Agnelli, filmado durante o Carnaval de 2011, tenta mostrar um pouco desse movimento.

Xangai, China

Em 1980, Xangai não tinha arranha-céus. Hoje, a cidade chinesa conta com cerca de quatro mil – o dobro do que Nova York, por exemplo. O vídeo “This is Shanghai”, dos mesmos criadores do time-lapse de PyongYang, explora o famoso skyline da metrópole.

Berlim, Alemanha

O fotógrafo b-zOOmi passou seis dias fotografando Berlim. E passou os quatro meses seguintes editando as imagens para chegar a um resultado final satisfatório. Confira o “Hyperlapse” da capital alemã.

San Diego, EUA

A cidade californiana de San Diego é conhecida como a “melhor cidade da América” (“America’s Finest City”, em inglês) pelo seu clima ameno, habitantes amigáveis, paisagens belas e atrações diversas. O vídeo “America’s Finest Timelapse”, do XOXO Wedding Studio, tenta transmitir um pouco dessa ideia.

Bônus: Viajando pelo Brasil

Este timelapse feito em 12 cidades do país nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás. Uma viagem de mais de 12 mil quilômetros percorridos de ônibus, carro, trem, barco e avião pelo fotógrafo Renan Carvalhais.