6 brincadeiras para fazer com crianças sem usar brinquedos
Brincar faz bem à criança, estimula criatividade, desenvolvimento, raciocínio, além de garantir bons momentos de diversão. Nem sempre é necessário um brinquedo ou de uma brincadeira mais elaborada para fazer uma criança se distrair e se divertir. É o caso das brincadeiras com as mãos, sons vocais ou adivinhação!
Ideais para serem feitas com dois ou mais participantes, essas brincadeiras são simples e contam com a participação ativa da criança. Elas podem ser feitas a qualquer momento, em casa, no carro, enquanto se espera para ser atendido em um consultório médico, e até mesmo antes de dormir.
As crianças precisam ter, no mínimo, dois anos para poderem compreender e participar precisamente deste tipo de brincadeira.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Confira as dicas abaixo!
1 – Luta de dedões
Brincadeira feita entre duas pessoas, onde cada uma estica um de seus dedões. Com as mãos entrelaçadas, começa-se a luta! Cada um tem que pegar o dedão do outro. É uma brincadeira simples e que garante boas risadas.
2 – Que barulho (som) é esse?
Essa brincadeira pode ter dois ou mais participantes. Uma pessoa faz um som com a boca, mãos, ou dedos, e a outra tem que tentar descobrir o que é. Os pais e os filhos se intercalam nas vezes de fazer o som e na adivinhação. O som pode ser de animais, barulhos da natureza, ou de qualquer coisa que a criatividade permitir no momento.
3 – Não pode piscar!
Uma brincadeira rápida, porém engraçada e que pode ser repetida várias vezes. A regra é um ficar olhando fixamente no olho do outro e quem piscar primeiro, perde.
4 – Pedra, papel e tesoura!
Brincadeira tradicional também conhecida como joquempô. Os participantes ficam um de frente para o outro e, ao mesmo tempo, jogam uma das mãos para frente representando um dos três símbolos: pedra (mão fechada), papel (mão aberta) ou tesoura (dedos indicador e médio estendidos). A regra para saber o vencedor é a seguinte: a pedra ganha da tesoura (porque a quebra), a tesoura ganha do papel (porque o corta), e o papel ganha da pedra (porque a embrulha). Em caso de os participantes mostrarem o mesmo símbolo, acontece um empate e se joga outra vez até desempatar.
5 – Em que mão está?
Vale pegar qualquer objeto que está à vista no local, como uma bolinha de papel, um anel, uma borracha, ou qualquer coisa que caiba bem em uma mão fechada. A brincadeira se consiste somente em segurar firme o objeto em uma das mãos, de forma que o outro participante não veja, e pedir para ele adivinhar em qual mão está.
6 – Duelo de mãos
Outra brincadeira simples e que diverte as crianças. A regra é ficar palmas das mãos de um em cima das palmas das mãos do outro. Quem estiver com as palmas das mãos viradas para cima, precisa tentar tirá-las rapidamente e tocar em uma mão, ou nas duas, do outro. E quem está com as mãos viradas para baixo, precisa tentar tirá-las rapidamente para não ser tocado.
Veja mais: