7 dicas para você usar o micro-ondas de maneira mais eficiente
O micro-ondas que hoje é um eletrodoméstico presente em grande parte dos lares brasileiros, contribui e para o preparo rápido ou aquecimento de alimentos, facilitando o dia a dia de muita gente.
Apesar de não ser um vilão do consumo de energia, isto porque seu tempo de uso é bem menor, em relação a outros eletrodomésticos como geladeira ou fogão, é possível com algumas atitudes simples otimizar o uso do produto e economizar ainda mais ao fim do mês. Imagine ao fim de um ano? Confira:
1) Selo de economia
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
A economia já começa na hora da compra. Prefira um micro-ondas com o selo Procel de Economia de Energia. Ele indica os produtos que em sua categoria têm melhores níveis de eficiência energética.
2) Descongelamento
Para você economizar, um dia antes, tire o alimento do freezer e coloque-o na geladeira ou na temperatura ambiente. Isso vai reduzir o tempo de uso do micro-ondas e o consumo de energia.
3) Não está utilizando? Tire da tomada.
Quando você deixa seu micro-ondas ligado na tomada, sem utilizá-lo, ele entra no modo stand-by, que é um grande vilão. Isto porque, ele continua sugando energia e pode representar um consumo mensal de 12%. Então, já sabe, se não estiver utilizando o micro-ondas, tire-o da tomada e economize. Principalmente quando você for viajar.
4) Cada alimento tem seu tempo
No manual de instruções ou no aparelho, você pode conferir o tempo de cozimento de cada alimento. Assim, você evita gastar energia desnecessária e o alimento fica mais apetitoso, pois você evita cozinhá-lo demais e até mesmo deixá-lo ressecado.
5) Economize energia durante o cozimento
Para isso é bastante simples: o forno micro-ondas não tem calor interno, sendo assim, cubra a comida ao aquecê-la ou cozinhá-la. Com isso o frescor do alimento e a umidade serão mantidos.
6) Limpeza adequada
Fazer a limpeza de modo adequado, faz com que seu micro-ondas dure muito mais, o que a longo prazo, gera para você economia. Clique aqui e confira as dicas da blogueira Flávia Ferrari, do canal A Dica do Dia comentando sobre três maneiras para você fazer a limpeza corretamente.
7) Itens proibidos
Alguns materiais são terminantemente proibidos, como o alumínio que pode causar até incêndio, destruindo seu micro-ondas e gerando um prejuízo para você. Confira aqui coisas que não devem ir ao micro-ondas e utilize-o de maneira adequada.