A estratégia de cortar a esponja velha para aproveitá-la ao máximo
Não jogue fora imediatamente aquela esponja antiga. Antes, confira como ressignificar o objeto e ajudar o meio ambiente
Aqui vai uma verdade meio chata: muitos de nós usamos esponjas de cozinha em nossos pratos e louças por muito mais tempo do que provavelmente deveríamos. Não acredita? Pois saiba que os microbiologistas responsáveis por um estudo recente sobre o assunto na revista Scientific Reports recomendam substituir sua esponja a cada semana.
Se você está apegado à crença de que ferver ou pôr sua esponja favorita no microondas a mantém limpa o suficiente para permanecer em uso regular, atenção! Segundo o estudo, isso pode inicialmente reduzir cerca de 60% das bactérias, mas não esteriliza o objeto. Descobriu-se que, mesmo as esponjas rotineiramente limpas dessa maneira, possuem tantas bactérias quanto as não limpas.
Mas, sim, a gente entende que esponjas não crescem em árvores. Se é inacessível, para você, trocá-las por novas toda semana, deveria considerar fazê-lo pelo menos uma vez por mês caso lave a louça diariamente.
- Lave sua louça desta forma e nunca mais tenha a pia cheia
- 6 dicas de limpeza para casa que ajudam a prevenir doenças
- 5 dicas para simular luz natural em casa quando você não a tem
- Os itens que você deve se desfazer para tornar sua casa mais segura
Mesmo assim, você não precisa se desfazer inteiramente de sua esponja – por que não tentar um truque inteligente de reciclagem?
Em parceria com a Catraca Livre, a Casa.com.br vai publicar conteúdos sobre urbanidade, sustentabilidade, arquitetura, faça você mesmo, dicas para sua casa e decoração. Confira tudo neste link.