A genética no cotidiano

Por Carolina Sass de Haro, do blog Disque9

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Anne Wojcicki durante palestra no South by Southwest, em Austin, Texas[/img]

A 23andMe é uma empresa que mapeia o genoma humano de uma forma simples e barata. Basta preencher um formulário online e pagar a taxa de USD 99. Você recebe um kit com cotonete para sua saliva, devolve para o laboratório e cerca de oito semanas depois tem todo o seu genoma mapeado. Rápido e barato.

Até recentemente, a principal razão das pessoas para procurar este serviço era saber suas possíveis doenças e riscos e tomar ações preventivas, como por exemplo, o famoso caso da Angelina Jolie. Só que a FDA, agência de saúde americana, proibiu revelar a informação do genoma para o próprio dono. A informação agora está restrita ao sistema de saúde e aos médicos. Este tema é polêmico e está sendo amplamente discutido.

Diante deste obstáculo, o foco da empresa está em mapear a ancestralidade das pessoas, determinando quantas raças e qual o percentual de cada uma estão presentes no seu sangue. Além disso, é possível saber como está distribuído o seu genoma e a origem dele. Por exemplo, 60% do genoma de um indivíduo pode vir da avó materna e, portanto, algumas características se replicam e são mais fortes.

A empresa ainda realiza uma extensa pesquisa com todos os dados individuais que obtém e cujos donos autorizam, com o objetivo de verificar a base genética das doenças e que terapias e tratamentos funcionam melhor.

Anne acredita que todos deveriam deter a informação completa sobre o seu genoma para tomarem decisões sobre sua saúde e seu comportamento diário. Diz ainda que a genética permitirá um tipo de medicina mais humanizado e personalizado no futuro.

Viagem Livre em parceria com o Disque9, blog de tendências em hospitalidade, está cobrindo o SXSW, famoso festival de música, cinema, tecnologia e tendências, e compartilhando aqui o conteúdo da palestra principal de cada dia, além de outros achados.